
Os primeiros dias do março têm sido extremamente animadores em relação à oferta de empregos em Jundiaí. Em 12 dias, os números apresentados pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia são melhores que dos meses de janeiro e fevereiro juntos. Até o momento, 2.084 vagas foram disponibilizadas segundo o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), da Prefeitura de Jundiaí.
Segundo o órgão, janeiro teve oferta de 953 vagas e em fevereiro foram 1.003 – o Portal da Empregabilidade tem atualmente 663 empresas cadastradas.
“O poder público de Jundiaí cria alternativas e facilita a vida do empregador e do trabalhador. Uma destas facilidades é o portal que disponibiliza as vagas. Nossa preocupação é integrar a necessidade do empresário e do empregador numa única plataforma e o portal é uma destas ferramentas. O aumento do número de vagas mostra que esta facilidade é importante e que algumas áreas estão aquecidas”, explica Cristiano Lopes, gestor da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.
Uma das empresas cadastradas é a Sesé Logística do Brasil, que utiliza o PAT para buscar novos funcionários. Nesta semana, a empresa selecionou dez pessoas – a empresa anunciou as vagas pelo Portal da Empregabilidade de Jundiaí. Os interessados devem realizar o cadastro para depois serem chamados à entrevista.

“O Portal da Empregabilidade garante muita gente para nós. Essa ferramenta é útil quando precisamos selecionar trabalhadores para novas vagas. Selecionamos dez pessoas e agora entraremos em contato para chamar para a entrevista”, explica Paula Jordão, gerente de RH da Sesé.
Números
As vagas oferecidas no PAT são 55% para terceirizados e logística; 25% na construção civil; 10% no comércio; e 10% na indústria de transformação. A área mais procurada é a de serviços. “Tivemos um aquecimento na área de construção civil e o número de vagas pelo PAT aumentou muito para esta área no último mês, por exemplo”, explica Brasílio Antônio, coordenador do PAT.
Em decorrência da pandemia, o posto continua o atendimento exclusivo ao trabalhador pela internet, por meio do Portal da Empregabilidade, inclusive para vagas específicas às pessoas com deficiência.

A partir de fevereiro, o PAT retomou a disponibilização da estrutura para empresas que queiram realizar processo seletivo no local. Todo o processo seletivo realizado no PAT segue todos os protocolos sanitários.
[tdj-leia-tambem]
A Sodexo utiliza o espaço físico do PAT para isso. A analista de RH da empresa, Lauriete Amorim, elogiou a agilidade do processo feito em Jundiaí. “O Portal da Empregabilidade torna nosso serviço muito mais rápido e prático. Não vi isso em outra cidade nenhuma. O que duraria dois dias para eu fazer em outra cidade com a seleção dos currículos, eu consegui fazer tudo no mesmo dia aqui. Nosso processo seletivo foi bem mais rápido com o suporte do Portal da Empregabilidade e do PAT”, explica.
A empresa que quiser utilizar o PAT para realizar seu processo seletivo pode mandar email para [email protected] ou ligar no 4521-1270.