Agência do INSS em Jundiaí
Agência do INSS em Jundiaí (Foto: Google Street View)

Os aposentados por invalidez que necessitem do auxílio de outra pessoa para atividades comuns do dia a dia podem receber um adicional de 25% na parcela mensal da aposentadoria no INSS. Para conseguir o acréscimo, o beneficiário deve comprovar a dependência desta outra pessoa para ajuda no desempenho de funções básicas.

Em 2019, a reforma da Previdência foi aprovada, e a aposentadoria por invalidez passou a ser denominada “benefício por incapacidade permanente”. No entanto, para garantir o recebimento do benefício por este fator, a pessoa deve passar por uma avaliação feita por peritos médicos do INSS.

O agendamento desta avaliação pode ser feita pelo telefone 135, pelo aplicativo “Meu INSS” ou através do site do Instituto. Na data agendada, é necessário levar documentos pessoais, laudos ou relatórios médicos que confirmem a invalidez e necessidade da ajuda de uma pessoa no cotidiano.

Ainda assim, o INSS pode recusar o pedido, e o beneficiário não teria direito ao adicional de 25% no pagamento. Nestes casos, é recomendada a contratação de um advogado para que a Justiça comum resolva o empecilho.

[tdj-leia-tambem]