11 escolas da região de Jundiaí são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia
Connect with us

Educação

11 escolas da região de Jundiaí são pré-selecionados para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia

Os estudantes participarão de três provas obrigatórias na fase online, entre outubro, novembro e dezembro.

Published

on

Atualizado há

Os estudantes pré-selecionados da região são de escolas de Campo Limpo Paulista, Jundiaí, Jarinu e Vinhedo (Foto:Canva Pro)

Depois da disputa nacional, chegou a vez de definir as equipes brasileiras que participarão das Olimpíadas Internacionais de Astronomia em 2024. Em todo Brasil, estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio de escolas públicas e particulares foram pré-selecionados para as provas da fase online. Na região de Jundiaí, estudantes de 11 escolas estaduais estão na lista de pré-seleção.

Estão na lista da seletiva os estudantes do nível 4 (Ensino Médio) que obtiveram nota igual ou superior a sete; e os do nível 3 (9º ano) com nota igual ou superior a nove, na XXVI Olimpíada Brasileira de Astronomia. Como as etapas internacionais acontecerão ao longo de 2024, é importante que os participantes tenham menos de 20 anos de idade e não estejam cursando disciplinas de grau universitário no próximo ano.

Na fase online, os estudantes farão três provas obrigatórias, entre outubro, novembro e dezembro. O grau de dificuldade das questões aumenta da primeira para a segunda e da segunda para a terceira prova. Assim, a organização convidará para a fase presencial entre 150 a 200 jovens com as melhores médias nas três provas online.

Prevista para março de 2024, no município de Barra do Piraí (RJ), a etapa inclui avaliações teóricas, observacionais reais ou planetário e de carta celeste. Ao fim, a comissão definirá o grupo de 40 estudantes que deve participar do Treinamento 2024. O grupo terá cinco meninas do Ensino Médio, cinco estudantes de escolas públicas do Ensino Médio e cinco estudantes da 1ª série do Ensino Médio com as maiores pontuações na seletiva.

Os treinamentos também terão caráter classificatórios. Estes escolherão as duas equipes brasileiras representantes da International Olympiad on Astronomy and Astrophysics e da Olimpiada Latinoamericana de Astronomía y Astronáutica. O regulamento completo está disponível em www.oba.org.br/site.

Cidades e escolas com estudantes pré-selecionados na região de Jundiaí

Campo Limpo PaulistaEscola Estadual 15 de Outubro
Campo Limpo PaulistaEscola Estadual Mário Pereira Pinto
ItupevaEscola Estadual José Polli
JarinuEscola Estadual Zulmiro Alves de Siqueira
JarinuEscola Estadual Jerônimo de Camargo
JundiaíEscola Estadual Barão de Junidiaí
JundiaíEscola Estadual Professora Ana Pinto Duarte Paes
JundiaíEscola Estadual Professora Maria de Almeida Schledorn
JundiaíEscola Estadual Professora Maria de Lourdes de França Silveira
JundiaíEscola Estadual Monsenhor Venerando Nalini
LouveiraEscola Estadual Pedro Yoshichika Irie

Educação

Senac Jundiaí oferece mais de 700 vagas gratuitas em cursos técnicos e livres

Entre os cursos que terão bolsas de estudos estão os Técnicos em Administração, Logística, Design Gráfico e Massoterapia, além de cursos livres de DJ, Estratégias de Venda para Moda entre outros.

Published

on

Senac Jundiaí
O Senac Jundiaí fica na Rua Vicente Magaglio, 50 – Jardim Paulista (Foto: Senac Jundiaí)

O Senac Jundiaí oferece mais de 700 vagas de bolsas de estudo 100% gratuitas para cursos técnicos e livres na unidade. As vagas são destinadas a pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos por pessoa. São cursos técnicos e livres com materiais didáticos inclusos, concedidos por meio do Programa Senac de Gratuidade. Entre os cursos técnicos que…

Continue Reading

Educação

Governo de SP abre mais de 2.800 vagas para cursos gratuitos online para jovens

Há vagas para cursos de Excel, Marketing Digital e Vendas, Ajudante de Logística, Assistente Financeiro, Gestão de Pequenos Negócios e Pacote Office 2019. Saiba mais.

Published

on

Computador com site do Governo de SP aberto em página de cursos gratuitos
O programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego é direcionado a jovens de 16 a 24 anos (Foto: Gastão Guedes)

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Centro Paula Souza (CPS) e outras instituições de ensino, está com inscrições abertas para mais de 2.800 vagas em cursos gratuitos online. Os cursos fazem parte do programa Qualifica SP – Meu Primeiro Emprego, que é direcionado a jovens de 16 a 24 anos,…

Continue Reading

Educação

EMEB e APAE de Jundiaí promovem atividade para celebrar a diversidade

A visita dos alunos da EMEB à APAE de Jundiaí tinha como objetivo proporcionar troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência.

Published

on

Alunos de EMEB e da APAE de Jundiaí
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

Na última quinta-feira (27 de junho), a EMEB Dr. José Romeiro Pereira e a Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí se uniram para promover uma atividade interativa envolvendo seus alunos. O objetivo principal da iniciativa era proporcionar um espaço para a troca de vivências e a desmistificação de questões relacionadas aos estudantes com deficiência, criando uma experiência enriquecedora…

Continue Reading

Educação

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis

O Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos reuniu alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda para uma semana de aprendizado e integração.

Published

on

Jovens de Jundiaí transformam crise da reciclagem de papelão em soluções sustentáveis
Foto: Arquivo Pessoal/José Braga

Os alunos do Senac Jundiaí e da Escola Estadual Benedita Arruda participaram do Encontro Interdisciplinar de Talentos Administrativos, um evento que marcou uma semana de intenso aprendizado e integração em torno de um tema crucial: a crise da reciclagem de papelão no Brasil. A primeira edição do EITA reuniu estudantes de ambas as instituições em uma jornada colaborativa com o…

Continue Reading

Educação

Faculdade de Medicina de Jundiaí abre inscrições para Vestibular 2025

A Faculdade de Medicina de Jundiaí anunciou 120 vagas para o curso de Medicina para o período diurno e integral.

Published

on

Faculdade de Medicina de Jundiaí
Foto: Divulgação/Faculdade de Medicina de Jundiaí

A Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2025 do curso de Medicina. São oferecidas 120 vagas para o período diurno e integral, em uma única turma. As inscrições acontecem exclusivamente pela internet, no Portal da Fundação Vunesp, entre as 10h do dia 19 de junho e as 23h59 do dia 27 de…

Continue Reading