
Sábado, dia 2 de setembro, acontece o 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva de Jundiaí, promovido pela Unidade de Gestão de Educação (UGE).
Com tema “Transtorno do Espectro Autista (TEA): direitos, necessidades e construção de autonomia para planejar o futuro”, o evento integra parte das ações que compõem os programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora.
O encontro contará com atividades temáticas gratuitas para interessados inscritos, com programação de rodas de conversa por segmentos, das 9h às 11h, e de palestra magna, das 13h30 às 15h30.
A programação começa pela manhã, com as rodas de conversa. Para o segmento dos pais ou responsáveis, a atividade proposta traz como tema “Relação Família – Escola – Criança com TEA” e terá como palestrante a Ph.D. Andrea Temponi. A atividade será realizada no auditório Elis Regina, do Complexo Argos (Rua Dr. Cavalcanti, 396, Vila Arens). A inscrição é online, via formulário Google.
Já no período da tarde, a programação do Encontro traz como atividade a Aula Magna sobre “Autismo e Escola: o que está por fazer?”, com início às 13h30. Voltada para todos os públicos interessados, a apresentação será feira pela educadora portuguesa, a também Ph.D. Nora Cavaco, no Teatro Polytheama (Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro). Inscrição no link. Os ingressos gratuitos para os inscritos poderão ser retirados na bilheteria do Teatro a partir das 12h do dia da apresentação.
Acontecem ainda mais duas rodas de conversa, porém com inscrições encerradas. A primeira, voltada para os profissionais de Educação, terá a temática “Uma conversa sobre o autismo: entender, acolher e incluir”, com o dr. David Willians Silva e a drª. Ana Clara Garcia Silva. E para os profissionais de Saúde, a atividade proposta será a roda de conversa “Conceito relacional da deficiência: o diálogo entre a Educação e a Saúde”, com a professora mestra Liliane Garcez.