Aluno de Jundiaí vence concurso estadual 'Vozes pela Igualdade de Gênero'
Foto: Arquivo Pessoal

Na última semana, o Theatro Municipal de São Paulo recebeu as apresentações do 5º concurso Vozes pela Igualdade de Gênero, e o vencedor foi André Lemos, ex-aluno da Escola Estadual Professora Cecília Rolemberg Porto Guelli, de Jundiaí.

O concurso é uma iniciativa da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) e o Ministério Público de São Paulo (MPSP). O objetivo do projeto é estimular os alunos da rede pública de ensino a compor músicas abordando a temática proposta. Em 2023, o tema da competição é “Nossa Voz Também é Nossa Vacina!”, que recebeu mais de 150 canções em todo o estado.

Assim, como parte do projeto, o concurso promove nas escolas a reflexão sobre questões relativas aos direitos humanos. As músicas são compostas por estudantes individual ou coletivamente, sob a orientação de um professor, que propõe as discussões sobre o tema. Entre as regras de participação, quando há mais de um integrante, é obrigatória a participação no grupo de pelo menos um estudante de gênero feminino e um quilombola, preto/a ou pardo/a, indígena, pessoa com deficiência ou imigrante.

‘As crianças continuam passando por dificuldades nas ruas’

Vencedor da 5ª edição do concurso, André Lemos apresentou sua composição, chamada “1937- 2022”. A letra da música alerta para a vulnerabilidade das crianças nas ruas, tentando sobreviver. O ex-aluno, que se formou no Ensino Médio em Jundiaí em 2022, cita “Capitães da Areia”, de Jorge Amado, e Pedro Bala, personagem da obra.

“1937 é o ano da primeira publicação e as crianças continuam passando por dificuldades nas ruas, mesmo durante a pandemia. Na verdade, hoje têm mais crianças em situação vulnerável”, explica André, que compôs a música como um trap, estilo musical derivado do rap.

[tdj-leia-tambem]

“Até agora não estou acreditando que cheguei na final”, comenta. O jundiaiense celebra que essa foi sua primeira apresentação para um público grande, “e ainda ganhei o concurso”. “Fui ouvindo os outros se apresentarem e fiquei de boca aberta, vi que todos eram muito bons”, declara André. De acordo com ele, agora o objetivo é continuar uma carreira como músico.

Ouça a música vencedora de André:

Oportunidade

Neste ano, os dez grupos finalistas do concurso ganharam a gravação no estúdio Midas. Assim, as músicas criadas pelos alunos irão compor um álbum com as canções da 5ª edição.