EMEB de Jundiaí tem aulas temáticas com animais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A EMEB Pedro Clarismundo Fornari, no bairro Rio Acima, em Jundiaí, recebeu novos integrantes para comemorar a volta dos alunos do 4º do Ensino Fundamental: Lola e Lolô, um casal de patos. A unidade escolar tem um grupo de estudantes que ajudam a cuidar de um galinheiro, onde também moram mais três galinhas, um galo e outra pata.

No projeto, as crianças do 4º e 5º ano aprendem a organizar o espaço, a importância da alimentação correta e higienização do habitat dos animais. “Eu estava com saudades das aulas na escola e também dos nossos animais. Fiquei tão feliz com a surpresa dos novos patos”, comentou Rebeca de Moraes Silva, de 10 anos de idade.

Sua amiga, Jennifer Eduarda Barbosa Silva, de 9 anos de idade, concorda com Rebeca e conta sobre sua paixão pelos animais. “Eu amo animais, tenho 12 codornas em casa e ajudar a cuidar das galinhas e patinhos que ficam aqui na escola é muito legal. As aulas ficam mais divertidas e aprendemos mais.”

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A escola Pedro Clarismundo Fornari atende 230 alunos, da pré-escola e do ensino fundamental, em período integral. Enquanto os alunos mais velhos organizam e cuidam da nova casa de Lola e Lolô, as crianças de turmas mais novas visitam o galinheiro com os professores, em aulas temáticas.

O foco da EMEB, que fica no meio de propriedades que têm produção rural, é a valorização dos temas que envolvem a agricultura e atividades rurais. Além dos cuidados dos animais, os alunos também ajudam na horta da escola. “Eles fazem o plantio e depois visitam o zelador para explicar como devem ser feitas as regas noturnas, por exemplo, e indicam se precisam de algum material diferente para a manutenção do espaço”, comenta Telma Regina de Lima, bióloga e diretora da EMEB.

Alunos do Rio Acima, em Jundiaí, cuidam de animais para aulas temáticas na escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

“Buscamos trazer o orgulho e valorização do agronegócio para a escola, além de fazer com que as atividades sejam uma extensão do que boa parte dos alunos vivem em casa. Com isso, conseguimos aliar a aprendizagem de diversas disciplinas como matemática por meio do porcionamento dos alimentos e da horta, biologia ao estudar os animais, entender o ciclo da reprodução, por exemplo, a diferença entre os ovos das espécies, entre diversos outros assuntos que são possível trabalhar com as crianças”, explica Telma.

As aulas presenciais nas escolas do ensino municipal retornaram na segunda-feira (3), em sistema híbrido, respeitando os protocolos de segurança sanitária, distanciamento, uso de máscara e álcool em gel e com capacidade máxima de 35% da escola.