
A oficina “Objetos Voadores” da professora Juliana Maira Brescansin proporcionou uma aula divertida aos alunos da EMEB Professora Benedita Alzira de Moraes Camunhas. A iniciativa faz parte das atividades de desemparedamento da infância, da Escola Inovadora de Jundiaí.
Os pequenos confeccionaram brinquedos com papéis coloridos em tiras, amarrados em uma bola de papel coberta com fitas adesivas também coloridas, presos a um barbante e prontos para serem agitados ao vento.
As atividades ao ar livre e em contato com a natureza conquistaram o pequeno Mateus Oliveira, de 5 anos, que participou da primeira semana de aulas presenciais e já está adorando a escola e as atividades fora da sala de aula. “Estou gostando muito porque é divertido e também achei legal fazer o brinquedo”, contou o aluno.

De acordo com a professora Juliana, a iniciativa de construir brinquedos “voadores” partiu de uma conversa com as crianças. “Percebi que elas gostavam de correr com objetos nas mãos e comecei a conversar com eles, foi quando surgiu a ideia de montar a oficina ‘Objetos Voadores’. Eles ajudam a montar as peças como avião, a pipa e outros brinquedos para que possam correr e brincar com objetos confeccionados. Isso estimula a aprendizagem e a participação ativa das crianças”, destacou.
A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, reforça a importância do desenvolvimento de atividades dentro da concepção do desemparedamento da infância. “Na Escola Inovadora priorizamos as aulas em ambientes externos, que buscam estimular a experimentação, a investigação e o corpo em movimento. Ainda estimulamos que as crianças e os educadores conheçam espaços públicos nas proximidades das escolas. A professora Juliana colocou em prática a pedagogia da escuta e incorporou os desejos dos alunos dentro das atividades”, destaca Vastí.
[tdj-leia-tambem]