Professora e aluna em trilha sensorial
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os pequenos do 4º ano da EMEB Maria Angélica Lorençon, no Corrupira, em Jundiaí, experimentaram novas texturas em atividades sensoriais, utilizando elementos da natureza. A escola montou um “caminho sensorial”, usando água, pequenos galhos, pedras, flores, serragem, madeira, concreto, folhas, bolinhas líquidas.

Os elementos incluídos no caminho foram recolhidos na própria escola, separados e classificados pelas próprias crianças. Antes de andar pela trilha, as crianças higienizaram os pés com álcool em gel. 

“Eu gostei principalmente das bolinhas com líquido dentro. A pedra é muito dura”, comentou Melissa Rodrigues da Costa, de 8 anos.

Paladar sensorial

Após sair da trilha, a professora vendou os olhos das crianças para uma nova atividade. Cada aluno foi estimulado a descobrir qual fruta estava comendo, mas pelo olfato ou paladar.

Bianca de Souza, também de 8 anos, aprovou a trilha e o teste da fruta “No caminho, gostei, principalmente dos mais fofinhos, mas as pedrinhas não são tão legais. Com relação às frutas, eu descobri que era morango somente pelo cheiro”, contou a estudante.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Inclusão 

As educadoras Mirella André Matos, do Atendimento Educacional Especializado (AEE), e Maria Lígia Alves Pellizzer Marin, tiveram a ideia das atividades sensoriais, por causa de dois alunos da escola.

“Dois dos nossos alunos têm espectro autista, um deles é hipersensível e o outro tem dificuldades em experimentar novos alimentos. Frente a isso, começamos a pensar em atividades para ajudá-los. Além disso, durante o período de ensino remoto, as crianças tiveram pouco estímulo e resolvemos abrir a atividade para todos para que os alunos possam prestar atenção não somente ao visual, mas também às texturas, aos outros sentidos”, comentaram as educadoras. 

Foto: Prefeitura de Jundiaí

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