
Depois de relatos nas redes sociais sobre instabilidade no site do Inep, o órgão responsável pelo Enem teve que adiar o prazo para inserção ou alteração das fotos na inscrição da prova. Agora, os candidatos terão até o dia 8 de outubro, às 23h59, para atualizar o cadastro na Página do Participante.
De acordo com a Inep, a data foi alterada “em função do volume de acessos ao sistema em um único dia”. Porém, o problema técnico não foi detalhado.
Anteriormente, o prazo para cadastramento da foto, que é obrigatório, era na quinta-feira (1º). Para a inscrição da foto, o candidato deve seguir algumas instruções:
- Mostrar o rosto inteiro;
- Ser atual;
- Estar nítida (boa iluminação e foco);
- Ser individual (só o candidato inscrito deve aparecer);
- Colorida (não serão aceitas fotos em preto e branco);
- Ter fundo branco;
- Estar nos formatos JPEG ou PNG;
- Ter tamanho máximo de 2 MB;
Além disso, o Inep informa que não serão aceitas as fotos com óculos escuros, chapéu, boné, viseira, gorro e qualquer objeto similar. Assim como arquivos de fotos em formato PDF. A validação da foto não será feita pelo Inep ou Ministério da Educação, portanto, o arquivo é de responsabilidade do aluno. No caso da imagem não cumprir os requisitos, será anulada.
De acordo com o Inep, 5,7 milhões de pessoas farão a prova presencialmente, enquanto 96 mil receberão o exame em formato digital. Essa é a primeira vez que a edição tem os dois formatos e a ideia do MEC é que até 2026, todas as edições sejam realizadas apenas na modalidade digital.
Durante a aplicação da prova, todos os candidatos deverão obrigatoriamente utilizar máscara.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		