
Nesta segunda-feira (19), a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Educação, fez a retomada das aulas na rede municipal de modo presencial, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária, como a higienização dos espaços com água sanitária, dos mobiliários com álcool 70%, distanciamento social, assim como os cuidados individuais de uso de máscara e álcool em gel nas mãos.
O retorno também contou com o programa “Estudo é Tudo”, voltado aos alunos dos 3º ao 5º anos, com dificuldades de aprendizagem na alfabetização. “É um sonho poder voltar para a escola”, conta a aluna da EMEB Anna Rita Alves Ludke, na Vila Alvorada, Ester Pereira Camilo, de 8 anos, que está muito feliz com a retomada.
Ester, de 8 anos, ficou contente com a volta das aulas (Foto: Prefeitura de Jundiaí)
No primeiro dia de aula, os alunos tiveram a oportunidade de participar de uma contação de história na quadra esportiva. Essa iniciativa de vivências em áreas externas faz parte do programa Escola Inovadora, desenvolvido pela gestão do prefeito Luiz Fernando, em que as aulas são priorizadas com atividades em áreas externas, ao ar livre e em contato com a natureza.
A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, explica que o retorno das aulas será gradual. “Olhamos para Jundiaí a cada semana, seguimos a orientação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) e o Plano São Paulo para fazer a análise semanal e, quando possível, permitir a inserção gradual de mais turmas, priorizando os seguintes critérios: crianças em processo de alfabetização, alunos que não têm acesso à tecnologia para seguir com o ensino remoto, estudantes que precisam da alimentação escolar e aquelas que estão com a saúde emocional abalada”.
O retorno presencial é uma decisão de cada família, que pode optar por seguir com o aluno no ensino remoto. Nesse primeiro momento, os demais alunos da rede municipal seguem em sistema remoto. Serão realizadas análises semanais, observando o cenário e mantendo as orientações do CEC.
