
Nesta terça-feira (24), alunos da Emeb Professor Antonio Adelino Marques da Silva Brandão, no Morada das Vinhas, em Jundiaí, assistiram na quadra da escola sessões em vídeo do concerto didático audiovisual do projeto Brasil de Tuhu. De maneira poética e lúdica, o projeto conta para as crianças a trajetória de Heitor Villa-Lobos, o maior compositor brasileiro. Seu apelido, “Tuhu”, carrega a onomatopeia de uma de suas paixões, o trem, imortalizada também em sua composição “O trenzinho do caipira”.
Com roteiro do renomado compositor Tim Rescala, o vídeo mostra a procura da tia Fifinha por seu querido sobrinho. Durante esta busca divertida, Fifinha se depara com o quarteto de cordas do projeto. Assim, aprende com as crianças através das composições de Villa-Lobos, sobre os instrumentos do grupo – viola, violino e violoncelo -, harmonia, melodia, ritmo e andamento.
Brasil de Tuhu

O projeto Brasil de Tuhu chega a Jundiaí por meio de parceria com a Unidade de Gestão de Educação da Prefeitura. A iniciativa é viabilizada pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, patrocínio da empresa Elekeiroz, produção da Baluarte e produção local de Luan Vitor.
“Esta é mais uma proposta que se soma ao programa Escola Inovadora com a realização de uma atividade fora da sala de aula, pelo ‘Desemparedamento da Escola’. Tudo isso alinhado ao que já propõe o nosso projeto Musicar-te, pelo incentivo à ampliação do repertório musical das nossas crianças e ao contato com os instrumentos musicais. Educação e Cultura são indissociáveis e, por meio desta intersetorialidade, incentivamos ainda mais a melhoria da qualidade de ensino em nossas unidades escolares”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Somente na Emeb do Morada das Vinhas, mais de 650 crianças participaram das sessões do projeto. As apresentações também acontecerão para os alunos das Emeb João Luiz de Campos (Jardim Florestal), Pedro Clarismundo Fornari (Rio Acima) e Odila Richter (Bom Jardim) ao longo desta semana.
Iniciativa aprovada pelos pequenos
Entre a criançada animada na plateia, o pequeno Yan Henrike Orelano, de sete anos, aprovou a atividade na quadra. “Achei o vídeo cheio de música e gostei quando tocou ‘Marcha Soldado’”, comentou o aluno do 1º ano. De acordo com ele, apesar do que aprendeu sobre os instrumentos de cordas, quer mesmo é aprender a tocar bateria quando crescer.

Sua colega de turma, a Maria Eduarda Silva, também de sete anos, classificou a sessão como animada. “Para mim foi uma atividade muito divertida, principalmente quando o boneco do Tuhu aparecia e se escondia da tia Fifinha”, comentou a aluna. Maria Eduarda gosta muito de música e já aprendeu com a mãe a tocar tambor.
Todos os alunos receberam do projeto um gibi temático sobre o concerto apresentado. Já a unidade escolar ganhou um kit, composto por material de apoio, pandeiro, chocalho e apito, para uso pelos alunos durante as aulas do Musicar-te.
[tdj-leia-tambem]