
Com a suspensão das aulas presenciais devido à pandemia do novo coronavírus, tem sido um verdadeiro desafio para os pais acompanharem a educação dos filhos durante a quarentena.
Para não deixar que os alunos fiquem sem estudar, muitas escolas adotaram as aulas e lições no modelo à distância. No entanto, a novidade não só para as crianças, mas é para os pais também que tentam conciliar o trabalho formal, rotinas domésticas as atividades escolares dos filhos.
Com o objetivo de ajudar a esclarecer e orientar os pais sobre o assunto a Escola de Idiomas Hey convidou a psicopedagoga Karina e a digital influencer Dani Comitre para fazer uma Live pelo Instagram da escola @heyschool, nesta quarta-feira, às 9h.
Segundo Patrícia Manzato, coordenadora da Hey! School, o momento difícil é atípico para a sociedade. “Neste momento os pais estão assumindo um papel ativo na educação escolar de seus filhos, apesar de todo cansaço e stress que isso pode trazer. Tenho certeza que sairemos dessa fase fortalecidos e com um relacionamento mais próximo entre lar e escola. E são as crianças que ganharão com isso, como resultado acredito que formaremos melhores indivíduos para o mundo em que vivemos”.
Apesar das crianças terem uma familiaridade com mundo digital, na hora do estudo elas precisam atender outros quesitos do que só o domínio da tecnologia e o auxílio dos pais nesse momento é importantíssimo.
E para ajudar os pais, a psicopedagoga Karina Maciel Tomazini separou 5 dicas importantes para auxiliarem nesse momento. Confira:
- Siga uma rotina: o melhor para as crianças é continuar em uma rotina parecida com aquela dos dias normais: horário de acordar, refeições e estudo e trocar de roupa para os horários das atividades online com a professora. Um dia antes apresente essa rotina a eles e, escreva ou peça que a criança desenhe cada momento do dia em ordem dos acontecimentos, isso ajuda a controlar a ansiedade. Lembre-se sempre: criança precisa de rotina!
- Defina um local de estudo: é importante sempre o mesmo ambiente silencioso, organizado, limpo e adequado. Nossa casa é cheia de distrações: sofá, cachorro, celular, TV e não há um professor orientando todo o tempo, a organização da família para o momento de estudo é fundamental.
- Faça pausas: assim como na escola estabeleça horários de descanso e alimentação. É importante que sejam programados, combinados e respeitados para que a criança se concentre e evite que se desconcentre.
- Mantenha conexão dos seus filhos com os amigos da escola: promova encontros online com os amigos pelo WhatsApp ou sites de videoconferência. As crianças também precisam do apoio dos amigos e contato frequente com eles.
- Tenham paciência: a experiência em EAD (Educação à Distância) que vem sendo imposta requer paciência para adaptação a esse novo cenário. Se para nós adultos já é difícil, para as crianças é ainda mais complicado. É normal que as crianças inicialmente peçam constantemente para ir ao banheiro, beber água ou sentir fome durante os momentos de estudo.
- Controle o uso da TV e internet: nesse momento as atividades para as crianças estão bem restritas, mas é importante que durante o uso da tecnologia busquem conteúdos educativos e não apenas desenhos animados que não a estimulem.
Você pode acompanhar essas e outras dicas pelo Instagram @heyschool nesta quarta às 9h.