Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Quatro mil alunos dos 4º anos da rede municipal de ensino de Jundiaí participarão do Desafio do Consumo Consciente. Durante o projeto, os pequenos aprenderão como preservar a água, na escola e em casa. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a DAE e a Unidade de Gestão de Educação, da Prefeitura de Jundiaí. A equipe do Serviço Social da empresa aos coordenadores da Educação apresentaram a iniciativa nesta segunda-feira (21).

O projeto entregou a 46 escolas kits com um jogo de tabuleiro, uma cartilha sobre a água no planeta e dicas de uso racional. Em sala de aula, os professores trabalharão os materiais, enquanto os alunos poderão, em casa, anotar a leitura do hidrômetro e acompanhar o consumo de suas famílias.

A ação faz parte dos resultados de um Projeto de Trabalho Socioambiental (PTSA), realizado pela DAE em função do contrato nº 0426.313-90/2013, firmado com a Caixa Econômica Federal, para a construção de novos reservatórios de água tratada na cidade.

“O projeto teve início em 2015 com gincanas, contou com ações na Serra do Japi, a realização de um trekking. Agora, foi concluído com a entrega deste material”, explicou a chefe da Seção de Serviço Social da DAE, Gláucia Noguero. De acordo com ela, o trabalho beneficiou mais de 25 mil pessoas.

Além da entrega do material, os coordenadores assistiram a uma palestra sobre água e saneamento básico, ministrada pelo encarregado de Educação Ambiental da DAE, Danilo Resende de Moraes. Além disso, o servidor Francisco Manoel Soares, que coordena o programa Águas de Jundiaí e de quem partiu a ideia do jogo e da cartilha, acompanhará os desafios.

Foto: Prefeitura de Jundiaí

Trabalho integrado

Coordenadora da EMEB Antonino Messina, no Jardim Bonfiglioli, Juliana Jesus Andrade avalia que a iniciativa vai contribuir com a aprendizagem. “É um material lúdico e as crianças vão adorar jogar. A proposta é que aprendam brincando”, disse.

Para Walkiria Plaza Nunes, coordenadora da área socioambiental da UGE, o envolvimento de toda a escola faz a diferença. “É fundamental a participação de toda a escola para que o projeto realmente aconteça. A parceria com a DAE vem de muitos anos e é sempre enriquecedora.”

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