Artigo da coordenadora do Colégios Campos Elíseos em Jundiaí
Dever de casa momento em família

Após um dia exaustivo de bastante trabalho, a idealização de muitos adultos é chegar em casa, tomar um banho, esticar as pernas, porém há várias e várias responsabilidades que ainda os esperam. Dentre todas está o tempo e auxílio que os filhos precisam para a realização do dever de casa.

As crianças necessitam da presença e dedicação de sua família, perguntar como foi o dia, deixar que elas contem, participar juntos das conversas; tudo isso precisa integrar a rotina da família.

Esse é um dos momentos mais temidos para muitos pais, pois já estão cansados e nem sempre se sentem com energia para auxiliar seus filhos. Mas, lembrando, que em muitas vezes, basta a presença dos mesmos durante a execução do dever de casa, isso mesmo, a presença!
Ser presente é dedicar-se e abdicar-se ao mesmo tempo.

Os deveres de casa são planejados como revisão da aula aplicada como também como fixação do conteúdo. É o momento que as crianças conseguem comprovar seus conhecimentos adquiridos longe do contexto escolar e longe da professora.

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Reflexão: diferença entre tempo e qualidade

Sentimento que transborda

Sempre houve um equívoco em que famílias acreditam que os deveres de casa devem ser realizados unicamente pelos filhos sem uma supervisão, porém o papel da família é fundamental. Durante a realização dos deveres a criança consegue identificar o que aprendeu fora da escola, demonstrar à família seu sucesso ou possíveis falhas e, com isso, dando continuidade a esse processo, a escola sana as dúvidas surgidas.

Um erro que ocorre é a família, percebendo o cansaço ou a dificuldade da criança, realiza para ela o dever de casa. Isso torna-se um perigo para que a escola avalie o desempenho do aluno.

O ponto principal ou não mais ou menos importante é a criança sentir a participação e o interesse da família em sua vida escolar. Isso, sem dúvida, é de suma importância, pois percebendo isso, sente-se mais segura e passa a apresentar um desenvolvimento cada vez mais satisfatório.

Desta forma teremos qualidade na relação família x escola x aluno, possibilitando um crescimento saudável à criança.

Sandra Liongon
Coordenação Pedagógica
Colégio Campos Elíseos