
Há três anos, a 40ª sessão da Conferência Geral da UNESCO proclamou o dia 5 de Maio como o Dia Mundial da Língua Portuguesa. Com isso, professores e escolas promovem o pluralismo do idioma mais falado no hemisfério sul.
“Não é comemoração de uma simples data, estamos celebrando o multilinguismo, uma área da linguística e da sociolinguística. A primeira estuda a linguagem humana e todos seus aspectos, sejam eles fonéticos, morfológicos, sintáticos, etc. Enquanto que a segunda estuda as relações entre língua e sociedade buscando harmoniosa entre os povos, valorizando a diversidade, os sotaques e neologismos, o que chamamos de variação linguística”, explicou a professora Thaiza do Colégio Elíseos de Jundiaí.
Português no campo acadêmico
O aprendizado do português é um dos mais relevantes no Brasil. Assim, as escolas focam na disciplina para formar os alunos fluentes no idioma e também gramaticalmente. Em geral, nas aulas e, principalmente, nos testes do campo acadêmico, a disciplina da língua demanda de boa interpretação de texto e da famigerada redação.
Além disso, os alunos que estão prontos para encarar o mercado de trabalho precisam estar craques no português falado e escrito. Um dos testes mais importantes para focar no futuro é o Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM.
De acordo com especialistas, os assuntos que mais “caem” no ENEM, no caderno de Língua Portuguesa, são:
- Interpretação de texto
- Figuras de linguagem
- Síntese e resumo
- Ambiguidade
- Denotação e conotação
- Funções da linguagem
- Gêneros textuais
- Intertextualidade
- Norma culta e popular
Mas não se preocupe, existem formas de se preparar para o exame e não passar sufoco, como por exemplo:
- Iniciar os estudos o quanto antes
- Se atentar ao conteúdo demandado pelo edital da prova
- Resolver as questões das provas anteriores
- Estudar temas atuais
- Identifique gêneros textuais
- Pratique MUITO a escrita.
Aulão para te ajudar
No Colégio Elíseos, em Jundiaí, os alunos do Ensino Médio têm aulas que os preparam para provas como o ENEM desde o início. O Colégio é pioneiro em relação ao Novo Ensino Médio, desde 2020. De acordo com a professora Thaiza, a interpretação de texto é a matéria mais cobrada. Dessa forma, os itinerários do Colégio focam no desenvolvimento do pensamento e da crítica.
Além disso, o Colégio Elíseos conta com o Aulão ENEM, com aulas aos finais de semana, junto de professores preparados que ministram conteúdos específicos para a prova. Assim, os estudantes ainda têm aulas de produção de texto que preparam para o ENEM e para Vestibulares de Universidades Públicas.
O Colégio Elíseos atende alunos desde Educação Infantil ao Ensino Médio em Jundiaí. Saiba mais e matricule seu pequeno o quanto antes. Acesse o site e siga nas redes sociais.