Na Quinzena do Consumidor, o Procon Jundiaí foi até a EMEB Prof. Nassib Cury, em Jundiaí, para uma ação com os alunos dos 3ºs anos. Entre os temas abordados pela equipe, os pequenos aprenderam sobre direitos do consumidor, produtos vencidos, embalagens violadas, preço acima do normal, entre outros. A ação, em parceria com a Unidade de Gestão de Educação (UGE), é um projeto piloto muito bem recebido pelos alunos e professores da escola.
Um dos eixos do programa Escola Inovadora é a qualidade de ensino em que a experimentação e as vivências são relevantes para garantir a aprendizagem das crianças. Assim, as crianças participaram de uma simulação de supermercado. O objetivo da iniciativa é que as crianças vivenciassem a rotina do consumidor e colocassem em prática os ensinamentos.
“Jundiaí é a Cidade das Crianças e, como parte da programação da Quinzena do Consumidor, o Procon Jundiaí desenvolveu uma série de atividades educativas sobre o consumo responsável, direitos e deveres do consumidor”, explica a chefe do Procon, Valéria Tavares.

De acordo com a escola, as crianças estavam empolgadas com a atividade e “se saíram super bem na hora das compras”. Enquanto alguns extrapolaram nos gastos, outros economizaram, como a Ana Julia dos Santos (8). “Nós recebemos o dinheiro de mentirinha, cada um recebeu 50 reais para gastar com o que quisesse no mercado legal. Eu comprei macarrão, cenoura, suco e achocolatado, e ainda sobrou R$ 19. Coloquei em prática tudo o que a professora nos ensinou na aula”, comenta a aluna.
No final da atividade, as crianças receberam um certificado de participação. O Procon adiantou que o projeto deverá ser expandido para mais escolas ao longo do ano.

[tdj-leia-tambem]