crianças brincando em fonte
Foto: DAE Jundiaí

A Gestão de Educação de Jundiaí iniciou um concurso para crianças de 7 a 12 anos, que estudam em escolas municipais da cidade. O Concurso “[email protected]: o que as crianças narram sobre suas brincadeiras na cidade” receberá inscrições de vídeos de brincadeiras produzidos pelos alunos.

A iniciativa é do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Os pais e responsáveis podem inscrever os vídeos entre os dias 14 de setembro e 30 de outubro, no formulário online disponibilizado neste link.

Inédita em Jundiaí, a iniciativa promove a participação efetiva de crianças e adolescentes, através de ações que incentivem a prática de brincadeiras. Além disso, promove a ocupação dos espaços públicos na cidade. Os vídeos podem ter até um minuto e a participação de uma a três crianças, mas pelo menos uma delas precisa estar matriculada na rede municipal. As produções concorrerão em duas categorias: Melhor qualidade técnica (uso de recursos de edição) e melhor brincadeira (criatividade).

Arte de divulgação de concurso de vídeo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Premiação

A comissão julgadora é formada por servidores das áreas de Educação (Inclusão, Arte, Educação Física e Tecnologia) e de Comunicação.

A premiação acontecerá no dia 2 de dezembro, e todos os finalistas receberão medalhas. Enquanto isso, os vencedores ganharão troféus e ingressos para um dia especial em um espaço de lazer, com direito a alimentação e acompanhante.

Os vídeos enviados farão parte do acervo do CIEMPI e poderão ser divulgados em redes sociais e nos sites da instituição e da Prefeitura. Confira o edital completo do concurso.

[tdj-leia-tambem]

Brincar livre

“Jundiaí tem desenvolvido inúmeras iniciativas pelo programa Cidade das Crianças, reiterando a importância de as crianças terem momentos diários de contato com natureza e de brincadeira livre em parques e outros equipamentos públicos. Esse concurso une o que elas mais gostam: brincadeiras e tecnologia. Com certeza, teremos vídeos inspiradores”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.

“A ideia é incentivar as crianças a vivenciar o brincar livre e que elas incentivem outros meninos e meninas, mostrando o quanto é bom se apropriar do que a cidade oferece, a partir do uso saudável e racional das telas e das ferramentas digitais. Nessa nova era, as possibilidades são muitas, e nada melhor do que conhecê-las sob o olhar das crianças”, destaca a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.