
Depois do bronze conquistado na Olimpíada de Matemática da China, alunos da educação municipal foram recebidos por pais, amigos e educadores na tarde desta terça-feira (26) no Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino a Jundiaí.
Os estudantes dos 4º Anos e 5º Anos das Escolas Municipais Professor Joaquim Candelário de Freitas e Aparecido Garcia se destacaram entre as mais de mil crianças de todo o mundo. Essa foi a décima edição do World Mathematics Team Championship (WMTC) 2019.
Beatriz Alves Pereira, Melissa Isis Arcuri Marafante e Juan Pablo Fornaro dos Santos, estudantes do 4º Ano da EMEB Professor Joaquim Candelário de Freitas e Victória Cristina Rodrigues, Camila Castilho Vieira e Arthur Oliveira da Silva, do 5º Ano da EMEB Aparecido Garcia foram os representantes da cidade.
Melissa, Victoria e Arthur exibiram orgulhosamente sua medalha de bronze. Beatriz, Juan e Camila a de honra ao mérito, dada apenas àqueles que se destacaram.
Agnaldo Alves Pereira, pai de Beatriz, acompanhou, ansioso, o voo da filha por um aplicativo. “É uma mistura de sentimentos. É felicidade, que ela se destacou em uma matéria da escola, e também o sentimento de estar longe”, contou o pai. Ela é mais nova de três filhos, por isso, a preocupação. “Ela já viajou sozinha, mas qualquer hora eu pegava o carro e ia atrás”.
Claudete Formis, diretora da Emeb Aparecido Garcia, disse que as crianças saíram exaustas das provas. Além da concentração e tensão da participação no evento, também houve a adaptação à língua estrangeira.

“Eles conseguiram vencer alunos que são dedicados à competição que tinham como vantagem a realização na língua mãe. Estamos muito orgulhosos”, falou.
“Foi bem difícil, tinham muitas questões, um cronômetro contando rapidinho o tempo. Tinham muitas pessoas, vários chineses. Também filipenses, búlgaros, australianos”, disse Arthur, um dos que faturaram a medalha de bronze.
Ele diz que, além da prova, puderam também conhecer alguns locais do país, como a Muralha da China, a Cidade Proibida e outros pontos turísticos.
“Eu trago uma lembrança de que fui pra lá, que ganhei um certificado de honra”, continuou Arthur.
Bem-vindas de volta! Recebam todo o carinho da nossa cidade. Descansem – agora vocês estão em casa.
[tdj-leia-tambem]