menino em sala de aula com professor
Foto: Governo de São Paulo

A partir da próxima segunda-feira (18), todos os alunos das redes pública e privada de educação do Estado de São Paulo devem retornar às aulas 100% presenciais. Assim, alunos só poderão ficar em casa com apresentação de justificativa médica.

O jornal O Estado de SP adiantou o anúncio na manhã desta quarta-feira, e a informação foi confirmada pela Secretaria de Educação. De acordo com a pasta, as escolas devem manter o distanciamento entre carteiras, mas até o dia 3 de novembro.

No entanto, a Secretaria não respondeu como a medida de distanciamento será aplicada em escolas que não têm essa estrutura para atender todos os alunos. Na rede pública do Estado, por exemplo, há cerca de 3,5 milhões de estudantes, distribuídos em mais de 5,4 mil escolas.

O uso de máscara por estudantes e funcionários das escolas continua obrigatório, assim como a disponibilização e uso de álcool em gel.

Retorno facultativo e vacinação

Em agosto, o governo de SP autorizou que as escolas recebessem 100% da capacidade dos estudantes, respeitando protocolos sanitários. Em algumas unidades, foi exigido o revezamento de grupos.

No entanto, mesmo com a autorização, a presença do aluno na sala de aula dependia da autorização dos pais ou responsáveis, o que era facultativo.

No Estado de São Paulo, até o momento, mais de 80% da população adulta já está com o esquema vacinal completo, seja com as duas doses ou dose única da vacina contra Covid-19.

A gestão do governador João Doria deve dar mais informações sobre a retomada das aulas presenciais em coletiva de imprensa na tarde desta quarta-feira.

[tdj-leia-tambem]