
Descarte correto dos resíduos sólidos e consumo de água consciente são os principais temas do projeto RenovAção, que foi desenvolvido em seis Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) da Prefeitura de Jundiaí, com realização da Coca-Cola FEMSA Brasil e GAIA Social.
O encerramento do projeto, apresentado em encontro no auditório do Complexo Argos, na tarde de segunda-feira (25), mostra o engajamento das crianças no interesse de cuidar do meio ambiente, que faz parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, o projeto RenovAção ajudará na conscientização da coleta seletiva e uso racional de água, pois “as crianças são multiplicadoras de conhecimento e transformadoras de realidades”.
O chefe do Executivo também aproveitou para destacar que a “Educação de Jundiaí está entre as 10 melhores do Estado e no ranking das 25 melhores do país”. “Quando se mobiliza uma cidade para ser a ‘Cidade das Crianças’ toda a administração deve ser direcionada para elas, que serão o nosso futuro”, acrescentou.
Ao todo, 3,6 mil alunos entre as unidades Emeb Judith Arruda, Emeb Ivo de Bona, Emeb Marly de Marco, Emeb João Luiz de Campos, Emeb Beatriz Pupo e Emeb Luiz Biela participaram das oficinas e atividades de sensibilização comunitária para o descarte correto dos resíduos sólidos e redução no consumo de água.
“Desenvolvemos o trabalho em parceria, com integração e cuidando da comunidade onde estamos instalados. Estimular a sustentabilidade e desenvolver ações direcionadas fazem parte dos eixos de atuação da Coca-Cola FEMSA Brasil, seja pelo incentivo de coleta e apoio de cooperativas de reciclagem ou redução e uso racional da água”, afirmou Wanessa Scabora, gerente de sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
Projeto RenovAção
O projeto se desenvolveu em três eixos: implementação da coleta seletiva nas escolas, com aquisição de coletores e contêineres para descarte correto dos recicláveis; formação de professores, equipe gestora e pessoal de apoio, e oficinas; por fim, a última etapa, a arrecadação do plástico e mutirões de sensibilização da população no entorno escolar.
As escolas participantes desenvolveram ações direcionadas para a separação correta dos resíduos junto com redução no consumo de água receberam certificações de ações inovadoras e, a partir de avaliação criteriosa, a Emeb Ivo de Bona foi premiada pelas ações inovadoras e recebeu R$ 2 mil para a aplicação na escola.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		