Aulas ao ar livre em EMEB de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Nesta segunda-feira (3), alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal da Prefeitura de Jundiaí voltaram às aulas presenciais, e desta vez, ao ar livre. Para que o retorno fosse possível, devido à situação da pandemia, as EMEBs atendem apenas 35% da ocupação máxima.

Além disso, os responsáveis por cada aluno que voltou à escola assinaram uma carta de aceite, para permitir o retorno. “As equipes da Unidade de Gestão de Educação (UGE) conversaram com cada unidade escolar para detalhar o trabalho de retomada, conforme a característica de cada escola, baseado na metodologia de desemparedamento da Escola Inovadora da Educação de Jundiaí. Todos os regramentos sanitários estão sendo cumpridos, com a disponibilização de álcool em gel, aferição de temperatura, além do uso dos equipamentos de proteção necessários”, comenta a gestora Vastí Ferrari Marques.

Dos 40 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Jundiaí, cerca de 21 mil do Ensino Fundamental tiveram o retorno das aulas, de forma escalonada, e cumprindo os regramentos sanitários determinados e aprovados pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC) da cidade.

Aulas ao ar livre

A EMEB Professora Isabel Christina Marques de Oliveira, no Jardim Guanabara, foi uma das unidades que aproveitou a área verde para dar as boas-vindas aos pequenos. Uma das propostas foi a aula de atividades artísticas no jardim da escola. O tema da aula foi a natureza, conteúdo apresentado aos alunos na semana anterior.

“Estou feliz de ter voltado para a escola e poder fazer a atividade no jardim. É divertido. Estou montando um quadro com as folhas e flores da natureza que aprendi na semana passada”, conta Ingrid Coelho, de 9 anos, que voltou para a EMEB animada.

Outras aulas, como matemática e língua portuguesa, também foram ministradas ao ar livre, em ambientes abertos da própria escola. “As atividades realizadas fora da sala de aula oferecem para as crianças a oportunidade de vivenciar outras habilidades além do ouvir e escrever. Agregam conhecimento e possibilidades para o enriquecimento do aprender”, comenta a professora de matemática do 4º ano, Mariângela Vergal.

A retomada das aulas tem o apoio de um aplicativo de uso interno, pelas unidades de gestão de Educação, Saúde e Inovação. Com isso, as unidades conseguem monitorar a evolução dos números de casos relativos à pandemia, identificando o cenário de Jundiaí semanalmente.

[tdj-leia-tambem]