
A Educação Inovadora avança nas EMEBs de Jundiaí, agora com a implementação do Programa Bilíngue na EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas. Desde março de 2022, os estudantes das cinco classes dos primeiros anos têm a imersão da língua inglesa na grade. A aplicação na unidade é ‘case’ para a ampliação do modelo para mais escolas, nos próximos anos.
Com a inclusão do programa bilíngue, os alunos que tinham duas horas de língua inglesa durante a semana, passaram a ter cinco. Ou seja, uma vez por dia, as crianças se encontram em atividade de língua inglesa no cotidiano do Currículo Jundiaiense.
“Jundiaí já conta, desde 2018, com o inglês apresentado às crianças desde os 4 anos de idade. A ampliação da grade, colocando a língua estrangeira interagindo com as demais matérias, proporciona às nossas crianças formação educação sólida, que a diferenciará na vida adulta e no mercado de trabalho”, ressalta o prefeito Luiz Fernando Machado.
[tdj-leia-tambem]
Aulas interativas
O programa é desenvolvido na EMEB pela professora especialista na língua inglesa, Alessandra Iscaro. “Uma das ideias do projeto é ampliar o repertório linguístico da criança, por meio da interdisciplinaridade, tenho visto bastante evolução durante esses meses. As crianças se interessam e fazem perguntas o tempo todo”, comenta a professora.

A música é uma atração especial para as crianças que aprendem a cantar em inglês e colocam em prática sua habilidade oral. “As aulas são interativas e criativas, utilizando conteúdos de outras áreas de conhecimento como ciências, história, geografia, prezando sempre pelo desemparedamento da escola e estimulando o diálogo entre as crianças e a professora. A cultura dentro da língua inglesa é um dos eixos de trabalho no Programa Bilíngue da EMEB Prof. Joaquim Candelário de Freitas”, detalha a gestora da UGE, Vastí Ferrari Marques.