Menina escovando dentes de uma boca gigante de gesso, ao lado de uma mulher de cabelos escuros e com jaqueta verde
Camilly Queiroz, 5 anos, apresentou para a mãe, Karina Marchesin, as fases para uma boa higiene bucal (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Despertar a curiosidade nas crianças a partir de experiências práticas é o foco principal do Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí. O “Projeto Experimento”, realizado a partir da parceria com a multinacional Siemens, desenvolveu o “Detetives da Ciência”. 

Realizado para 200 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Ramiro Araújo Filho, nesta sexta-feira (29), a apresentação de atividades relacionadas ao projeto, por meio de experimentos feitos pelas crianças, com a participação de familiares. 

A coordenadora pedagógica da Emeb, Fabíola Garcia de Mattos, explica que as atividades dos detetives mirins foram direcionadas para as áreas de saúde e meio ambiente. 

Entre os experimentos realizados está o de Ana Lyce de Almeida, 4 anos, do grupo G4, que aprendeu sobre o corpo humano. Com comprimidos efervescentes, ela simulou a digestão de alimentos mastigados corretamente e dos não mastigados. 

Já Camilly Queiroz, 5 anos, também aprendeu sobre o sistema digestivo, com a experiência do leite fermentado com vinagre. “É uma reação que acontece com os alimentos”, contou a menina, que ainda aprendeu sobre a importância da escovação correta dos dentes e as implicações da má higiene.

[tdj-leia-tambem]