Educadores de Jundiaí em roda com instrumentos musicais
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí segue criando ações, através da Unidade de Gestão de Educação (UGE), para apoiar os educadores da cidade em relação às novas rotinas das salas de aula e aos impactos da pandemia na área educacional.

Um dos programas é o Arte Movimento e Eu (AME), que desenvolve experiências físicas, artísticas e psicológicas através de cursos gratuitos de pintura, teatro, música e atividades físicas. Recentemente, o projeto AME foi premiado como Case Inovador do Programa Parcerias Municipais, do Governo do Estado de São Paulo. 

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, reforça que a Escola Inovadora se preocupa com a saúde emocional e física dos educadores de Jundiaí.

“Todos os atores educacionais podem se inscrever para aulas de pilates, ginástica, atividades de artesanato e música. Os educadores passam por programas de bem-estar físico e emocional totalmente gratuitos. Sabemos que quando ele está bem física e emocionalmente, isso se reflete na escola que ele trabalha”, conclui. 

Além do AME, o Departamento de Formação da UGE também oferece aulas sobre saúde emocional, por meio de videoaulas e Guias de Orientação que trazem propostas para reflexão. 

“A educação de Jundiaí apresenta boa qualidade por conta da dedicação e profissionalismo dos servidores. Sabemos que a pandemia tem afetado emocionalmente muitas pessoas e Jundiaí oferece programas com apoio à saúde mental dos profissionais de educação e consequentemente aos estudantes e familiares”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

Aine Riedo é Assistente de Desenvolvimento Infantil e participa do curso de violão.

“É maravilhoso, traz bem-estar e melhora a qualidade de vida. Sempre quis aprender violão, as aulas estão no espaço externo e é muito gostoso, traz relaxamento. Já comecei a tocar violão para as crianças e mesmo com poucas aulas, aprendemos canções com poucos acordes e elas adoram, ficam hipnotizados e encantados”, conta. 

[tdj-leia-tambem]