
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cesarina Fortarel, na Vila Jundiainópolis, participaram de atividades para intensificar as ações de higiene, que são parte das práticas diárias das crianças, e ajuda a evitar a contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19).
Para orientar as crianças da unidade escolar, foram desenvolvidas atividades desde a lavagem das mãos até pesquisas sobre o assunto. Segundo a educadora, Katharina Barros Barbosa, a experiência trouxe resultados positivos.
“Usamos a tinta lavável em água para mostrar como são os vírus que causam as doenças, e como podem ficar na pele se não fizermos a lavagem correta das mãos. As crianças são replicadoras de informações e reforçam as medidas entre os familiares”, detalha a professora, que já recebeu retorno dos pais das crianças agradecendo pela ação.
“A gente precisa lavar bem as mãos. Lavar bastante para não ficar doente, nem com o coronavírus, nem com outra gripe”, explica Lorenzo de Olivas Vegas Fermino, de 6 anos.
Já as turmas do 4º ano fizeram pesquisas e elaboraram cartazes sobre o tema. Com o assunto na ponta da Língua, Lara Niero Santos, de 8 anos, sabe dos riscos, das formas de contágio e os cuidados que devem ser seguidos.
“Para evitar a contaminação é preciso, além da higiene das mãos, evitar se abraçar, evitar lugares aglomerados e sem ventilação e sempre usar álcool em gel”, conta a menina, que fez a pesquisa sobre o tema junto com a mãe.
De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, os cuidados e orientações relativas à higiene e à saúde fazem parte do currículos das escolas de Jundiaí.