Foto de crianças em mural de escola
Escolas Municipais desenvolvem atividades diferentes, adequadas às idades, para a orientar as crianças (Foto: Reprodução/Prefeitura de Jundiaí)

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Cesarina Fortarel, na Vila Jundiainópolis, participaram de atividades para intensificar as ações de higiene, que são parte das práticas diárias das crianças, e ajuda a evitar a contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19).

Para orientar as crianças da unidade escolar, foram desenvolvidas atividades desde a lavagem das mãos até pesquisas sobre o assunto. Segundo a educadora, Katharina Barros Barbosa, a experiência trouxe resultados positivos.

“Usamos a tinta lavável em água para mostrar como são os vírus que causam as doenças, e como podem ficar na pele se não fizermos a lavagem correta das mãos. As crianças são replicadoras de informações e reforçam as medidas entre os familiares”, detalha a professora, que já recebeu retorno dos pais das crianças agradecendo pela ação.

“A gente precisa lavar bem as mãos. Lavar bastante para não ficar doente, nem com o coronavírus, nem com outra gripe”, explica Lorenzo de Olivas Vegas Fermino, de 6 anos.

Já as turmas do 4º ano fizeram pesquisas e elaboraram cartazes sobre o tema. Com o assunto na ponta da Língua, Lara Niero Santos, de 8 anos, sabe dos riscos, das formas de contágio e os cuidados que devem ser seguidos.

“Para evitar a contaminação é preciso, além da higiene das mãos, evitar se abraçar, evitar lugares aglomerados e sem ventilação e sempre usar álcool em gel”, conta a menina, que fez a pesquisa sobre o tema junto com a mãe.

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vasti Ferrari Marques, os cuidados e orientações relativas à higiene e à saúde fazem parte do currículos das escolas de Jundiaí.

[tdj-leia-tambem]