
Com o objetivo de incluir alunos com deficiência intelectual no esporte e, principalmente, proporcionar uma maior qualidade de vida, as Olimpíadas Especiais, ou Special Olympics, Jundiaí desenvolveu o projeto ‘Escolas Unificadas – Liderança Jovem’.
A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Rotary Club desenvolveu as atividades ao longo do ano, integradas ao Programa Escola Inovadora. O encerramento, realizado na última semana, contou com entregas de medalhas para os participantes.
Os estudantes participaram de concurso de redação, de cartazes e ‘quiz’, todos com o tema inclusão. Além disso, a parte de revezamento unificado, com as equipes formadas por seis crianças, sendo uma com deficiência, com a escolha dos jovens líderes que preparam propostas de inclusão na escola.
Para a diretora Milena Martho, as atividades proporcionam aprendizado sobre a inclusão no ambiente escolar de maneira mais divertida.
As atividades foram coordenadas pela diretora Milena, que também coordena a EMEB Eliane Cristina Campos Artico e a Liderança Jovem das Olimpíadas Especiais, tendo como equipe coordenadora: Mariângela Castilho Uchoa de Oliveira, Denise Silva Neves, Carolina Pinsdorf Vital Lins e a jovem Kaylany Gimenes da Silva.