Estudantes fazem prova em sala de aula, preenchendo gabaritos de múltipla escolha. Educação, exames escolares, estudo.
Foto: Canva

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, e se estenderão até o dia 7 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar sua inscrição através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do Enem, informou que o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 85, poderá ser efetuado a partir do dia 27 de maio até o dia 12 de junho. As opções de pagamento incluem boleto bancário, Pix, cartão de crédito e débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para realizar o pagamento via Pix, basta utilizar o QR code disponível no boleto.

O resultado das solicitações de isenção da taxa de inscrição foi divulgado pelo Inep em 13 de maio. É importante ressaltar que a aprovação da isenção não implica na inscrição automática no exame. Os interessados que tiveram a isenção aprovada devem realizar o processo de inscrição normalmente.

Durante a inscrição, o participante deverá escolher o idioma da prova de língua estrangeira, podendo optar entre inglês ou espanhol.

Estudantes que irão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024, ou aqueles que não estão cursando ou não concluíram o ensino médio, podem participar do Enem na condição de treineiros. A participação como treineiro serve apenas para autoavaliação de conhecimentos, e os resultados individuais não podem ser utilizados para acesso ao ensino superior. Os resultados das provas dos treineiros serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Para obter mais informações sobre o exame e o processo de inscrição, os interessados podem consultar o edital do Enem 2024 ou acessar o site oficial do Inep.

O Enem 2024 será aplicado em todos os estados e no Distrito Federal nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e ciências humanas e suas tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, com duração de 5 horas.

Criado em 1998, o Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se tornou a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Além disso, as notas do Enem são utilizadas por instituições privadas de ensino superior em seus processos seletivos e servem como parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Os resultados individuais do Enem também podem ser utilizados em processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep, facilitando o acesso de estudantes brasileiros interessados em cursar o ensino superior em Portugal.