
Os 31.945 alunos matriculados na Educação Infantil I e II e no Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Ensino de Jundiaí começaram a receber, nesta segunda-feira (2), os kits escolares. O calendário letivo de 2026 em toda a rede municipal tem início nesta terça-feira (3 de fevereiro).
A ação é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (SME). Os materiais são distribuídos em três modalidades, kit individual, kit sala e kit escola, com investimento total de R$ 5.761.421,19.
Acompanhado da secretária de Educação, Priscila Costa, e de integrantes da pasta, o prefeito Gustavo Martinelli participou da entrega dos kits em quatro unidades da rede: EMEB Celsina Barbosa Pazinatto, no bairro Vila Nova Jundiaí; EMEB Helena Meirelles Maia Torres, na Vila Helena; EMEB Cesarina Fortarel; e EMEB Lázaro Miranda Duarte, ambas na Vila Nova Jundiainópolis.
“Estamos entregando um kit completo para cada aluno, composto por materiais adequados a cada faixa etária e segmento. Além do kit individual, também disponibilizamos o kit da sala de aula e o kit da escola, no caso da Educação Infantil. A Educação é prioridade para a Administração, e estamos garantindo toda a estrutura necessária para que nossas crianças tenham acesso ao melhor ensino possível”, afirmou o prefeito Gustavo Martinelli.
A secretária municipal de Educação, Priscila Costa, ressaltou que os kits foram cuidadosamente elaborados para atender às necessidades pedagógicas de cada etapa de ensino. Ela também informou que os alunos da Educação Infantil II e do Ensino Fundamental receberão o uniforme escolar completo nas próximas semanas. De maneira inédita, os estudantes receberão mochilas; no caso das crianças da Educação Infantil II, as mochilas contam com rodinhas.
“Garantir que os materiais estejam disponíveis já no início das aulas permite que as crianças comecem o ano letivo com os recursos necessários para acompanhar as propostas pedagógicas. Essa entrega reafirma o compromisso do Governo com a Educação”, explicou a secretária.
A diretora da EMEB Celsina Barbosa Pazinatto, Andrea Lo Monaco, ressaltou a importância dos materiais como suporte às atividades pedagógicas. “É uma ferramenta que contribui significativamente para a realização das propostas pedagógicas e fortalece o trabalho do dia a dia”, afirmou.
Aluna da EMEB Helena Meirelles Maia Torres, a pequena Maria Júlia, de 4 anos, recebeu o material ao lado do pai, Tiago de Marchi. “É muito importante saber que a Prefeitura está oferecendo esse apoio. Ter as ferramentas adequadas faz toda a diferença para garantir uma boa educação para todas as crianças da cidade”, disse.
Já Vanessa Tarício, mãe da aluna Ana Laura, do Grupo 4 da EMEB Celsina Barbosa Pazinatto, também comemorou o recebimento do kit. “O material é bem completo, com massinha, tesoura, lápis e borracha. Tem ótima qualidade e estamos ansiosos para o início das aulas”, concluiu.