
Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças
Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), teve como objetivo promover a vida saudável e a prática de atividade física entre as crianças.
Um dia de brincadeiras e aprendizado
O dia contou como um sábado letivo no calendário municipal. Ao lado dos responsáveis, as crianças precisaram encontrar bandeiras de oito cores diferentes espalhadas pelo parque. Em cada ponto, elas recebiam a pintura da cor conquistada no braço. Os 100 primeiros a completarem o desafio ganharam medalhas pela participação.
Enzo Pinheiro Cardozo, de 9 anos, aluno da EMEB Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, foi o primeiro a conquistar todas as cores. “Achei muito legal poder participar. Não esperava chegar tão rápido, fiquei orgulhoso”, disse o menino. Já seu pai, Astery Pinheiro Massa, destacou a importância da iniciativa: “Essa brincadeira chama a atenção dos filhos e também dos pais para que todos façam esportes”. Ele, inclusive, já havia participado de uma edição do Mexam-se em 2023.

Daniel Henrique Pereira Martins, também da EMEB Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, foi o segundo a concluir a atividade. “É um sonho maravilhoso. Estou muito feliz”, comentou o menino. Sua mãe, Renata Martins, elogiou a iniciativa: “É maravilhoso poder estar aqui com o meu filho por essa causa. Ele já é uma criança muito ativa, que gosta de jogar bola e andar de bicicleta”.

Combate à obesidade infantil: um compromisso da UGE
De acordo com a coordenadora na área de Educação Física da UGE, Luciana Nagashima, nos últimos anos, o índice de crianças na faixa de sobrepeso, obesidade e obesidade grave na rede municipal era de 26%. Neste ano, esse número foi reduzido para 19,13% entre os alunos que passaram por avaliação antropométrica. “Além da merenda de qualidade e saudável, também nos preocupamos com a atividade física, com foco na qualidade de vida”, comentou Luciana, destacando que outras duas edições do Mexam-se estão previstas para este ano.
Dados alarmantes sobre o sedentarismo infantil
Luciana também mencionou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) que indicam que uma em cada três crianças entre 5 e 9 anos está acima do peso ou em sobrepeso. Além disso, as crianças passam, em média, 5 horas por dia em frente às telas. “É necessário que haja um equilíbrio com as atividades físicas. As crianças precisam andar de bicicleta, correr, saltar”, ressaltou a coordenadora.
União de famílias e promoção de hábitos saudáveis
A diretora do departamento de Ensino Fundamental da UGE, Marjorie Samira Ferreira Bolognani, falou da importância da iniciativa para unir familiares e crianças em uma mesma atividade. “É um momento em família, para que eles conheçam o Mundo das Crianças, se exercitem e criem o hábito em família. Faz parte da nossa prática de desemparedamento, dentro do Programa Escola Inovadora”, explicou Marjorie.

Gestora destaca benefícios do programa
De acordo com a gestora da UGE, Vasti Ferrari Marques, o programa também tem reflexos positivos nas salas de aula. “As crianças que se movimentam se sentem mais dispostas, atentas e com a autoestima elevada”, afirmou Vasti.
Além da EMEB Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, as escolas EMEBs Aparecido Garcia, Janete Ferreira do Prado, Geralda Berthola Facca e Ivo de Bona também participaram do evento.
O Mexam-se se consolidou como uma importante iniciativa para promover a vida saudável e o combate à obesidade infantil em Jundiaí. A união de pais, alunos e educadores é fundamental para garantir o sucesso do programa e a construção de um futuro mais saudável para as crianças.