
Os alunos de três escolas municipais de Jundiaí poderão vivenciar uma experiência diferente na Semana da Criança. Eles ganharão um “presente sustentável” ao visitar o Centro de Referência em Educação Ambiental (Cream), ligado à Unidade de Gestão de Educação (UGE), localizado no bairro Santa Clara, na Serra do Japi.
Na última terça-feira (8), foi a vez dos alunos das Emebs Rotary Club (pela manhã), Ivo de Bona (à tarde) e na quinta-feira (10) será a Emeb Dr. José Romeiro Pereira. Em média, cada turma tem 25 crianças e todas do segundo ano do Ensino Fundamental I, com idades entre 7 e 8 anos de idade.
A visita à Serra do Japi faz parte do projeto Pequeno Cientista da Natureza, colocado em prática desde janeiro de 2019 e que já beneficiou 750 estudantes. De acordo com Vania Plaza Nunes, superintendente da Fundação Serra do Japi, as crianças receberam no Cream uma aula de educação ambiental.
“Elas me surpreendem, principalmente as que têm mobilidade reduzida ou déficit de autismo, que também podem participar das atividades”, revela a superintendente da fundação.
Quando chegam à Serra, os estudantes recebem uma sacolinha contendo prancheta, folhas de papel, lápis, chapéu, uma luva (para que possam tocar em objetos delicados) e uma lupa de mão.
“Os alunos aprendem sobre a polinização feita pelas abelhas e como vivem os animais que eles veem nas árvores e no chão, sempre de forma lúdica. Buscamos aproximar a ciência destes meninos e meninas, que acabam desenhando e anotando tudo que ouvem e observam”, explica Vania.
Há ainda um espaço para que os participantes possam ver no microscópio objetos que saíram do passeio pela Serra do Japi e participar de atividades como leitura e jogo de palavras cruzadas com nomes de animais e plantas que viram enquanto caminhavam pela trilha.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		