
A professora Doani Emanuela Bertan, de Campinas, é uma das representantes do Brasil a concorrer a premiação Global Teacher Prize 2020 – Nobel da Educação. O concurso homenageia educadores de vários países por projetos e ideias inovadoras.
Ela está entre os 50 finalistas e concorre com o projeto Sala8, um canal do YouTube que contém vídeoaulas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e língua portuguesa das disciplinas de matemática, português, geografia e ciências.
O vencedor recebe uma bonificação de US$ 1 milhão, cerca de R$ 5 milhões. Doani é professora do 3º ano na Escola Municipal Júlio Mesquita Filho.
A educadora acredita que o concurso poderá contribuir na visibilidade do projeto. “O canal é uma forma da linguagem de Libras, língua legítima e natural ao surdo, chegar a cada cantinho desta terra”, disse em entrevista ao portal ‘Cidade On’.
No entanto, esta não é a primeira vez que a educadora fica entre os finalistas da premiação. Ela concorreu com o projeto de aulas bilíngues, onde promovia interação entre ouvintes e não ouvintes, em 2017.
Doani afirma que a data final da competição é incerta devido à pandemia do coronavírus. No entanto, ficou pré-estabelecido que o resultado dos 10 finalistas deve sair em julho e o da final em outubro.
Em entrevista ao portal ‘Cidade On’, ela afirma se ganhar o prêmio será investido em projetos a favor da população por meio da Educação inclusiva e tecnológica: “Pretendo continuar transformando vidas por meio do ensino”.
A professora conta com quatro especializações no currículo: Educação Especial; Libras; Psicopedagogia e Prática e Interpretação de Libras Avançada com Ênfase na Elaboração de Material Didático Bilíngue Português/Libras; além do mestrado em Educação.
Com informações do portal ‘Cidade On’.