
O prefeito Luiz Fernando Machado anunciou nesta segunda-feira (16), durante uma coletiva de imprensa do Comitê de Enfrentando ao Coronavírus (CEC), que a partir do dia 23 de março, escolas municipais estão fechadas e as aulas suspensas por tempo indeterminado.
A medida visa frear o avanço do coronavírus e o índice de gravidade dos casos, uma vez que, embora crianças não apresentem alta taxa de mortalidade, atuam como vetor da infecção, levando a doença a adultos e idosos.
Durante a coletiva, a gestora da Unidade de Educação, Vasti Ferrari Marques, confirmou que professores e outros servidores que atuam nas escolas, também serão dispensados. “Estamos analisando adiantamento de férias e outras medidas”, confirmou.
Para o líder do Executivo municipal, é importante que a população compreenda que o fechamento das escolas é uma atitude que vai ao encontro de outras ações recomendadas. “Indicamos à população que só saiam de casa, em caso de extrema necessidade. Estamos fechando as escolas para evitar aglomeração e estamos tomando outras medidas com esse mesmo fim”, concluiu.
Servidores públicos
O decreto divulgado nesta segunda-feira também impacta outros servidores.
Qualquer servidor público que tenha 60 anos ou mais de idade, seja imunodeprimido ou gestante e tenha retornado de viagem internacional ou cruzeiro nos últimos 7 dias, exceto os que trabalham na Unidade de Saúde do município, estão designados para trabalho home office.
Com relação aos servidores da Unidade de Gestão e outros comissionados, está suspensa a concessão de férias regulares ou prêmio, e também faltas abonadas.
[tdj-leia-tambem]