
Durante o mês de julho, enquanto os estudantes da rede municipal de Jundiaí aproveitam o recesso escolar, cerca de 200 professores recém-ingressantes seguem em atividade. Os educadores têm participado de uma série de formações e vivências pedagógicas organizadas pela Unidade de Gestão de Educação (UGE).
“Além do cumprimento à legislação, a medida está alinhada com o programa Escola da Gente, permitindo a esses profissionais formações e vivências de impacto no serviço oferecido aos nossos estudantes”, explicou a gestora de Educação, Priscila Costa.
Programação no Parque da Cidade e Mundo das Crianças
As atividades vêm sendo conduzidas no Parque da Cidade e o Mundo das Crianças, ao longo desta e da próxima semana. A programação começou com formações e palestras, entre elas uma apresentação da fonoaudióloga Mariana Freire, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que abordou cuidados preventivos com a voz, essencial na rotina dos educadores.
Além disso, os profissionais participaram de uma expedição de reconhecimento dos espaços e de apresentações sobre as dinâmicas e programas desenvolvidos pela UGE, como o Escola da Gente.

Oficinas temáticas integram programação de férias
A partir de quinta-feira (10), os professores passaram a atuar diretamente nas atividades pedagógicas alinhadas à programação de férias das crianças. No Mundo das Crianças, as equipes foram distribuídas em 12 pontos temáticos. Houveram propostas nas áreas de Artes, Movimento, Jogos de Regras e Educação para o Trânsito.

Na Casa da Árvore, o foco foi a expressão artística, com oficinas de confecção de pipas, aviões de papel, cataventos e desenhos. O pequeno Lorenzo, de 7 anos, participou das atividades ao lado da mãe, Tamara. “Já perdemos as contas de quantas vezes já viemos ao Mundo das Crianças, mas esta visita tem um gosto especial para aproveitar as férias e com atividades mediadas”. Lorenzo escolheu se retratar com uma guitarra, unindo suas paixões por música e futebol — é torcedor do São Paulo.
Na área das quadras, as ações envolveram brincadeiras de movimento, como circuito de desafios, jogos com bola, raquetes e parede de escalada. Já próximo ao Parque Paca, as crianças participaram de Jogos com Regras, como arco e flecha e mini golfe. O professor de Educação Física Lucas dos Santos destacou a importância pedagógica da experiência. “É uma experiência interessante, que aumenta o repertório das crianças com o trabalho de coordenação motora fina, para além do controle da força”.

[tdj-leia-tambem]
No Jardim da Mobilidade, a proposta foi voltada à Educação para o Trânsito. Os professores atuaram junto às crianças ensinando regras de convivência, segurança e respeito ao meio ambiente, promovendo um aprendizado lúdico e consciente.
📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		