Jundiaí abre contratação de professores do ensino básico
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Dia D marca o ápice de um ano de trabalho pela Cultura da Paz na Educação Infantil

Na sexta-feira (26), cerca de 12,4 mil alunos da rede municipal de Jundiaí, matriculados na Educação Infantil, participaram do Dia D da campanha Cria na Paz. A iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora e o Currículo Jundiaiense, tem como objetivo promover a educação não violenta e a comunicação assertiva entre cuidadores e crianças, com foco na redução da violência.

Passeatas pelas ruas e contação de fábulas marcam o Dia D

As atividades do Dia D variaram de acordo com a faixa etária das crianças. Na Emeb Professora Benedita Alzira de Moraes Camunhas, no Fazenda Grande, as turmas de G4 e G5 realizaram passeatas pelo bairro, levando a mensagem da campanha aos vizinhos, estudantes de outras escolas e usuários da UBS local. Já na Emeb Professora Ângela Rinaldi Bagne, no Rio Acima, as crianças do G3 participaram da contação da fábula dos Porcos Espinhos, que ensina a importância do respeito aos tempos e limites de cada um para uma convivência harmônica.

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
Na Emeb do Fazenda Grande, quem puxou a faixa e as crianças da passeata foi a turma do G4 – D, da professora Sandra (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Envolvimento da família é fundamental para o sucesso da campanha

O Dia D contou com a participação ativa das famílias dos alunos, que se mostraram engajadas na construção de um ambiente mais pacífico para as crianças. A dona de casa Bruna Monteiro, mãe da Helena, de 5 anos, ressaltou a importância de ações como essa para combater a violência e promover a paz dentro e fora de casa.

“Ações como esta e com a presença da família são importantes para dar mais uma base para o crescimento das crianças. Já basta de violência que encontramos fora de casa, dentro do lar todo mundo merece ter o máximo possível de paz. Assim, nossos filhos não só param de ver a violência como normalidade e passam a levar paz para os ambientes que frequentam.”

Ações da campanha Cria na Paz continuam ao longo do ano

As atividades da campanha Cria na Paz não se limitam ao Dia D. Ao longo do ano, as escolas municipais de Jundiaí desenvolvem diversas ações para promover a Cultura da Paz entre as crianças, como rodas de conversa, palestras e oficinas.

A Cultura da Paz é essencial para o desenvolvimento das crianças

A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, destaca a importância da Cultura da Paz para o desenvolvimento das crianças. “A escola é um lugar de segurança, onde as crianças têm condições de estabelecer vínculos afetivos e desenvolver habilidades de convivência. Ações como a campanha Cria na Paz contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes e responsáveis, que constroem um futuro mais pacífico para todos”, afirma.

Projeto ‘Cria na Paz’ nas escolas municipais de Jundiaí
As turmas da Emeb do Rio Acima revezaram-se entre contações de histórias e pintura no novo muro da escola (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A campanha Cria na Paz é um exemplo de como Jundiaí investe na educação das crianças

A iniciativa Cria na Paz é mais um exemplo do compromisso da Prefeitura de Jundiaí com a educação de qualidade para todas as crianças. Através de programas inovadores e da valorização da participação da família, a cidade busca garantir que seus alunos recebam a melhor educação possível e se tornem cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e pacífica.