Tarcísio de Freitas assina lei para criação de escolas cívico-militares em SP
Connect with us

Educação Pública

Tarcísio de Freitas assina lei para criação de escolas cívico-militares em SP

Programa deve abranger até 100 unidades de ensino no início de 2025

Published

on

Atualizado há

Governador Tarcísio de Freitas segurando e exibindo um documento assinado, rodeado por um grupo de pessoas aplaudindo
Governador Tarcísio de Freitas sanciona lei que cria até 100 escolas cívico-militares em SP, promovendo segurança e disciplina no ensino. (Foto: Marcelo S. Camargo / Governo do Estado de SP)

O governador Tarcísio de Freitas sancionou nesta segunda-feira (27) a lei que institui o Programa Escola Cívico-Militar na rede paulista de ensino. A partir da publicação da nova norma no Diário Oficial do Estado, o Governo de São Paulo iniciará uma ampla consulta pública para definir as unidades estaduais e municipais de ensino que poderão aderir ao modelo. A expectativa é que de 50 a 100 escolas cívico-militares estejam em funcionamento no início de 2025.

Benefícios e objetivos das escolas cívico-militares

“As escolas cívico-militares são uma opção adicional no roteiro do ensino público para criar um ambiente com mais segurança, onde os pais vão ter um conforto e a gente possa desenvolver o civismo, cantar o hino nacional e fazer com que a disciplina ajude a ser um vetor da melhoria da qualidade de ensino”, disse o governador Tarcísio de Freitas. Ele acrescentou que a adesão é voluntária: “Ninguém vai ser obrigado a estudar em uma escola cívico-militar e só vai estudar quem quiser. Nós vamos trazer mais qualidade de ensino, é mais uma ferramenta para a gente dar mais opção de boa formação aos nossos jovens.”

Cerimônia de sanção e presença de autoridades

A cerimônia no Palácio dos Bandeirantes reuniu o secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, os secretários executivos de Estado Vinicius Neiva (Educação) e Osvaldo Nico Gonçalves (Segurança Pública), o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), André do Prado, além de deputados, prefeitos, vereadores e gestores das redes públicas de ensino. A proposta do Governo de São Paulo foi aprovada pela Alesp na semana passada.

Responsabilidades das Secretarias de Educação e Segurança Pública

A lei estabelece que a Secretaria da Educação será responsável pelo currículo pedagógico das unidades cívico-militares, formação continuada de professores e adequação física das escolas. A Secretaria da Segurança Pública indicará policiais militares da reserva para atuar como monitores, desenvolver atividades extracurriculares e organizar a disciplina e a segurança nas unidades. A implantação do novo modelo será gradual, com consentimento expresso das comunidades escolares em consultas públicas que serão promovidas ao longo deste ano. O agendamento de cada evento deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado com prazo mínimo de 15 dias de antecedência.

Alinhamento com o Plano Estadual de Educação

“A iniciativa da escola cívico-militar está alinhada ao Plano Estadual de Educação. É uma iniciativa altamente democrática, que dá opção às famílias e incrementa o portfólio de escolas da rede pública. A escola cívico-militar tem o propósito de melhorar o aprendizado e o ambiente escolar, além de reduzir a violência”, afirmou o secretário executivo da Educação.

Critérios para seleção das escolas participantes

Além da aprovação da comunidade escolar, a seleção das escolas participantes será definida mediante critérios previstos na nova legislação, como índices de vulnerabilidade social e taxas de rendimento e fluxo escolar — aprovação, reprovação e evasão – inferiores à média estadual. O programa poderá ser implementado em escolas dos ensinos fundamental e médio. A proposta é complementar as ações pedagógicas da Secretaria da Educação e reforçar valores como civismo, dedicação, excelência, honestidade e respeito por meio das atividades extracurriculares.

Processo seletivo dos policiais militares da reserva para monitores

O processo seletivo dos policiais militares da reserva – ao menos um por escola – que atuarão como monitores será feito pela Secretaria da Educação. No caso de escolas municipais, a Secretaria da Segurança Pública atuará em parceria com as prefeituras, com a seleção de monitores sob responsabilidade das gestões educacionais locais.

Avaliação de desempenho das escolas cívico-militares

Para atestar a melhoria da qualidade do ensino, as escolas cívico-militares terão seu desempenho aferido por meio do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo é que o novo padrão também atinja metas de enfrentamento à violência, promoção da cultura de paz no ambiente escolar e a redução de reprovação e abandono escolar.

Investimento do Governo do Estado nas escolas cívico-militares

O investimento do Governo do Estado nas escolas cívico-militares será o mesmo já previsto nas unidades regulares de ensino. O impacto orçamentário já está incluso no custo de pessoal da Secretaria de Educação, com a reserva anual de R$ 7,2 milhões para o pagamento dos monitores militares.

Educação Pública

Inscrições no Enem 2024 são prorrogadas até 14 de junho

Ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais a ampliação do prazo devido ao desastre climático no Rio Grande do Sul.

Published

on

Uma mão segura um smartphone exibindo a tela de login das inscrições do ENEM 2024, com um fundo desfocado mostrando uma interface semelhante em uma tela maior.
Anúncio foi feito pelo ministro da Educação nas redes sociais (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou nas redes sociais a prorrogação das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. O novo prazo se estende até o dia 14 de junho, uma semana a mais do que o previsto inicialmente, que terminaria em 7 de junho. Motivo da prorrogação e abrangência nacional A decisão de prorrogar as…

Continue Reading

Educação Pública

Inscrições para Enem 2024 começam na segunda-feira, dia 27

Inscrições vão até 7 de junho, com opções de pagamento variadas e possibilidade de isenção; provas acontecem em novembro.

Published

on

Estudantes fazem prova em sala de aula, preenchendo gabaritos de múltipla escolha. Educação, exames escolares, estudo.
Estudantes podem se inscrever para o Enem 2024 a partir de 27 de maio e escolher entre inglês ou espanhol para a prova de língua estrangeira. (Foto: Canva)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024 terão início na próxima segunda-feira, dia 27 de maio, e se estenderão até o dia 7 de junho. Os interessados em participar do exame devem realizar sua inscrição através da Página do Participante do Enem, utilizando o CPF e a senha do portal Gov.br. O Instituto Nacional de…

Continue Reading

Educação Pública

Projeto “Eu Tenho Voz” em Jundiaí: enfrentando a violência infantil através da arte e informação

A peça “Marcas da Infância” e uma rede de apoio levam informação e acolhimento às escolas municipais.

Published

on

Alunos da EMEB Luzia Francisca apresentam peça teatral "Eu Tenho Voz" para idosos no CECE Mário Milani, promovendo integração.
Peça teatral “Marcas da Infância”, roteirizada e encenada pela Cia. NarrAr Histórias Teatralizadas, foi apresentada às famílias (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Um sábado de conscientização na EMEB Luzia Francisca No último sábado, 25 de maio, a EMEB Luzia Francisca de Souza Martins, localizada no bairro Ivoturucaia em Jundiaí, abriu suas portas para um evento especial: o projeto "Eu Tenho Voz". Reunindo famílias, crianças e profissionais da educação, a iniciativa da Unidade de Gestão de Educação (UGE) busca fortalecer a identificação e…

Continue Reading

Educação Pública

Mexam-se: iniciativa da UGE leva 600 pessoas ao Mundo das Crianças para promover a vida saudável

O evento reuniu alunos e familiares para uma manhã de atividades físicas, destacando a importância do combate à obesidade infantil.

Published

on

Crianças e familiares se divertem no Mundo das Crianças durante a primeira edição do Mexam-se 2024, promovendo hábitos saudáveis (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

Manhã de sol, céu azul e muita diversão no Mundo das Crianças Aconteceu neste sábado (18) a primeira edição do Mexam-se de 2024, no Mundo das Crianças, reunindo cerca de 600 pessoas, entre alunos de cinco unidades escolares e seus familiares. A iniciativa, que faz parte do Programa de Enfrentamento à Obesidade Infantil do Programa Escola Inovadora da Unidade de…

Continue Reading

Educação Pública

Novo sistema de bonificação da rede estadual vai pagar até dois salários para professor

Metas passam a reconhecer o desempenho de todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp

Published

on

Foto: Rafael Lasci/A2 Fotografia/Governo do Estado de São Paulo

O Governo de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Educação, introduziu mudanças no sistema de bonificação por resultado dos profissionais que atuam na rede estadual de ensino. A partir deste ano, o cálculo do bônus será determinado com base nas notas dos estudantes em todas as séries e disciplinas avaliadas no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar…

Continue Reading