Cartaz Enem 2025
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 é “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, nas redes sociais, pouco antes do início da aplicação da prova neste domingo (9).

Neste ano, o Enem registrou um número recorde de participantes: mais de 4,8 milhões de inscrições confirmadas, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Entre eles, 1,8 milhão são alunos concluintes do ensino médio.

Um dado curioso chama atenção: 17.192 idosos se inscreveram para o exame, um aumento de 191% em relação a 2022. Os estados com mais participantes da terceira idade são Rio de Janeiro (3.087)São Paulo (2.367) e Minas Gerais (1.997).

Tema reflete realidade demográfica do país

A escolha do tema dialoga diretamente com o cenário demográfico brasileiro. De acordo com o Censo mais recente, a partir de 2042, a população do país começará a diminuir e, até 2070, mais de um terço dos brasileiros terá 60 anos ou mais.

O assunto também foi pauta de debates recentes, como no podcast O Assunto (episódio “O tsunami prateado no Brasil”), que analisou o impacto do envelhecimento populacional na economia e na saúde pública.

Análise dos especialistas: atenção à palavra “perspectivas”

Para a professora Dani Toffoli, do Curso Anglo (SP), o tema segue o padrão do Enem de abordar questões sociais e minorias. No entanto, ela alerta que o uso do termo “perspectivas” pode confundir alguns candidatos.

“O aluno que não está bem preparado pode se confundir com o uso da palavra ‘perspectiva’, porque veio na contramão dos três últimos anos, que trouxeram ‘desafios’ de alguma coisa”, analisa a professora, ao portal g1.

Segundo Dani, o erro mais comum é interpretar o tema de forma literal e tentar listar aspectos positivos sem problematizar.

“A gente sabe que, no Enem, é preciso antes problematizar”, explica. “(O Enem) vai querer que o aluno problematize, que vá atrás das causas de algum problema relacionado ao envelhecimento na sociedade, considerando efeitos futuros, que traga as consequências que isso tem para a sociedade para que, no final, o aluno traga uma proposta de intervenção”, completa, também ao g1.

Primeiro dia de provas: o que os candidatos enfrentam

O primeiro dia do Enem inclui a redação, além de 45 questões de linguagens e 45 de ciências humanas. Já o segundo dia, no próximo domingo (16 de novembro), será dedicado a matemática e ciências da natureza.

O Enem é considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo o acesso a vagas em universidades públicas e privadas de todo o país.

Temas de redação em anos anteriores

  • 2024 – Desafios para a valorização da herança africana no Brasil
  • 2023 – Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
  • 2022 – Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • 2021 – Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira (versão impressa); O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil (digital)
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018 – Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2016 – Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2015 – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
  • 2014 – Publicidade infantil em questão no Brasil

Reflexão que vai além da redação

O tema deste ano reforça a necessidade de refletir sobre o papel social, econômico e humano do envelhecimento no Brasil, um desafio que afeta não apenas políticas públicas, mas também a forma como cada cidadão enxerga o próprio futuro.