60+ em sala de aula
Foto: Divulgação/ Governo de SP

Universidade de São Paulo vai disponibilizar mais de 6,5 mil vagas em cursos gratuitos para pessoas com 60 anos ou mais no primeiro semestre de 2026. As oportunidades fazem parte do programa USP 60+ e incluem disciplinas regulares em áreas como comunicação, direito, administração, tecnologia e educação, além de atividades físicas e culturais.

As inscrições começam no dia 2 de fevereiro e seguem até o preenchimento das vagas ou o início das atividades, conforme as regras de cada unidade da universidade.

“A única exigência para se inscrever é ter 60 ou mais anos, pois um dos pilares da Universidade é que ela é aberta a todos, você não precisa ter nenhuma formação prévia para participar de uma atividade da USP 60+, e os cursos são, na sua grande maioria, gratuitos. No site, você escolhe o campus desejado e lá você vai ter o elenco das atividades, que você participa na sala de aula junto com alunos de graduação da USP. Você escolhe uma dessas atividades de acordo com o seu interesse, haverá uma breve descrição sobre a atividade escolhida, os dias em que você deve participar e algumas exigências, a depender do que for escolhido”, esclarece o professor e coordenador do programa USP 60+, Egídio Dórea.

Atividades em diferentes campi e formato híbrido

O programa é aberto a participantes de fora da capital e conta com opções em diversos campi, inclusive no interior do Estado, além de atividades no formato híbrido, com possibilidade de participação on-line.

“Temos atividades que estão difundidas em todos os campi da Universidade. Existem atividades nos campi do interior e algumas das atividades também ocorrem no formato híbrido, com a possibilidade de participar de forma on-line. Esse sempre foi um dos primeiros critérios do programa USP 60+, que defende a participação desse público dentro da vida universitária, que traz benefícios para a sua saúde física, mental e social..”

USP 60+ é graduação?

O coordenador reforça que o USP 60+ não é um curso de graduação e não confere diploma ou formação profissional.

“Você não sai daqui formado na Universidade, você não sai com uma profissão. Você participa como um ouvinte, é uma oportunidade de agregar conhecimento. Se você já é um profissional e quer atualizar o seu conhecimento, pode participar de uma atividade específica, por exemplo. É uma possibilidade de se aperfeiçoar e de se atualizar, mas ele não tem uma finalidade de graduação.”

Como participar?

  • Quem pode se inscrever: pessoas com 60 anos ou mais
  • Custo: gratuito (maioria das atividades)
  • Início das inscrições: 2 de fevereiro
  • Modalidades: presencial e híbrida/on-line (conforme a atividade)
  • Onde: campi da USP na capital e no interior