
Na próxima semana, mais de 38 mil estudantes do Ensino Infantil e Fundamental das escolas da rede pública de Jundiaí voltam às aulas. As 109 unidades recebem os estudantes para o ano letivo de 2020 entre os dias 10 e 14 de fevereiro e para conforto das crianças e também dois pais, este início é de adaptação.
Segundo Vastí Ferrari Marques, gestora da Unidade de Educação, algumas crianças estão tendo o primeiro contato com a escola neste período e, mesmo aqueles que já estão acostumados ao ambiente, passaram por um período longe da sala de aula, por isso, a adaptação é tão importante.
“O início é especial. Entre as medidas para facilitar a adaptação, está o horário reduzido. Desta forma, tanto os pais, que estavam acostumados com os filhos em casa, como as crianças, gradativamente são inseridos no novo ano letivo, que trará mais saberes e desenvolvimento educacional para todos”, explica.
“Neste ano, com a inserção do Currículo Jundiaiense ao Programa Escola Inovadora, a cidade e suas características são partes integrantes da Educação de todas as crianças, juntamente com as aulas de inglês a partir dos 4 anos, as aulas de educação socioemocional, de educação financeira, robótica, a conscientização alimentar e a alimentação saudável atrelada às áreas de conhecimento oferecidas para nossas crianças”, detalha a gestora.
Além das ações de adaptação, ainda no início do ano letivo, os uniformes e kits de material escolar serão distribuídos.
“A Educação de Jundiaí é destaque em qualidade, alcançando índices relevantes em âmbito nacional, sendo a 25ª cidade do Ranking Brasileiro de Desenvolvimento de Educação Básica (IDEB) e a 10º no Estado. Esse diferencial é conquistado pelo empenho e qualidade da equipe. A distribuição de material e de uniforme é um complemento oferecido às crianças e às famílias”, argumenta.
Volta às aulas
Com o retorno das aulas, o trânsito próximos a unidades escolares também ganha atenção do poder público.
Para isso, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) planeja ações de conscientização entorno das escolas com o objetivo de informar aos motoristas e condutores escolares sobre as práticas adequadas.
“O objetivo é trazer aos pais e aos alunos as questões das vagas de vans, que devem ser usadas apenas por quem faz o transporte escolar, das filas duplas, que atrapalham a mobilidade de todos, e do uso do celular por parte dos motoristas. O grande foco é a redução dos acidentes de trânsito em Jundiaí”, finalizou Wlamir Costa, diretor de trânsito da UGMT.
Confira o cronograma de ações:
- 10/02 – EMEB José Romeiro Pereira (Vila Isabel Eber)
- 11/02 – EMEB Aparecido Garcia (Jardim Martins)
- 12/02 – EMEB José Leme do Prado (Jardim Esplanada)
- 13/02 – EMEB Geraldo Pinto Duarte Paes (Eloy Chaves)
- 14/02 – EMEB Luiz Biela de Souza (Santa Gertrudes)
[tdj-leia-tambem]