Educadoras de Várzea Paulista inovam em método on-line de ensino

Educadoras infantis do Centro Municipal de Educação Básica (Cemeb) Águida Aparecida Savietto Jorge, localizado em Várzea Paulista, desenvolveram um novo método de aprendizado. Intitulado Mais Perto de Você, a proposta é garantir maior contato afetivo com as crianças da creche e seus familiares, por meio de vídeo-chamadas. As servidoras ligam semanalmente para os responsáveis e durante a conversa, brincam, cantam e contam histórias divertidas para as crianças.

A ideia do projeto foi pensada durante a pandemia e vem sendo executada há um mês. Trata-se de uma alternativa interessante encontrada, em um momento no qual as crianças da primeiríssima infância, fase que vai de 0 a 3 anos de idade, precisam ficar em casa , além das demais restrições para evitar a propagação do coronavírus.

O resultado tem sido produtivo e as famílias aprovaram, pois proporcionam momentos alegres, emocionantes e criativos para os envolvidos. “Esses estímulos são muito importantes para a criança não ter perdas lá na frente. Nas chamadas, as educadoras podem conferir os gestos das crianças e movimentos corporais que demonstram como está o desenvolvimento”, explica a articuladora municipal da Primeiríssima Infância, Nilsa Victorino.

Segundo Nilsa, que também é coordenadora de Educação Infantil da Prefeitura de Várzea Paulista, o comprometimento e sensibilidade das educadoras é fundamental para manter os objetivos da proposta. “Só posso agradecer e parabenizar as educadoras pela iniciativa. Mostra o quanto são excelentes profissionais e preocupadas em fazer a diferença na vida das nossas crianças”, finaliza.

Satisfação

Karina Theodoro Sartorio é educadora é já participou de chamadas com as crianças e os pais. Na atividade, cantou para eles. “Foi muito incrível. Eu e outras cuidadoras nos emocionamos muito e os pais gostaram bastante”, relatou a educadora, que estava sentindo falta das reações dos pequenos.

Kelly de Souza Lima exerce a função de educadora há cinco anos na Prefeitura e faz três anos que trabalha na creche. A avaliação dos pais significou muito para ela, que tem contado história nas ligações. “Não esperava esse retorno deles. As crianças e pais se sentiram muito queridos, especiais”, disse.

[tdj-leia-tambem]