Escrita, produção de texto
Foto: Freepik

No começo dessa semana, educadores da rede municipal de ensino de Jundiaí participaram de uma capacitação sobre “perspectivas para o trabalho com a produção de textos na escola”. O treinamento de profissionais faz parte do programa Escola Inovadora, que aplica ações na educação para uma melhor qualidade no município.

O treinamento, iniciativa do Departamento de Formação da Gestão de Educação de Jundiaí, foi ministrado pela Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela USP, Professora Maria José Nóbrega.

Ela abriu o encontro explicando a importância de investir tempo e concretizar a própria representação da situação de produção baseada nos parâmetros de interação social, para ter sucesso na produção de textos.”Quem escreve para quem, com que propósito, pois dependendo do campo de atuação ele assume um lugar social do escrevente. Tem-se que pensar na situação comunicativa”, explica.

A Mestre e professora trabalhou a questão da importância do planejamento e as etapas como os processos, as categorias didáticas para a prática de produção de textos e como aplicar as informações passadas durante o encontro.

“Esse é mais um momento de estudo, de aprofundamento com a rede municipal, hoje especialmente com os educadores dos 1º e 2º anos, com Maria José, uma profissional muito qualificada. Sabemos que nossas crianças precisam saber ler e escrever, calcular e interpretar texto para iniciar o seu percurso de educação e formação para o mundo. Trabalhamos para que eles sejam cidadãos do mundo. Temos a responsabilidade como educadores de alfabetização de oferecer a eles os insumos necessários”, comentou a gestora Vastí Ferrari Marques.

[tdj-leia-tambem]