
Neste domingo (16), acontece em todo o Brasil a segunda reaplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), da edição de 2021. Essa reaplicação é para candidatos que faltaram à aplicação do exame, em novembro, por um motivo justificado, como o diagnóstico de alguma doença infectocontagiosa ou um problema logístico.
Além disso, também poderão fazer o exame candidatos inscritos no Enem 2020 que tiveram isenção na inscrição, mas não compareceram à aplicação naquele ano em meio à pandemia da Covid-19. Esses candidatos conseguiram na Justiça se inscreverem sem precisar pagar taxa. O Enem será aplicado neste domingo também para adultos presos e jovens que estão cumprindo medida socioeducativa com privação de liberdade.
Essa é última oportunidade que esses candidatos têm para conseguir uma nota na edição atual do exame. Essa nota é utilizada para concorrer a uma vaga em instituições de ensino superior. Caso falte em uma das datas, o inscrito perde a oportunidade. Ainda assim, esses candidatos podem se inscrever em futuras edições do exame.
Cronograma deste domingo
Nesta prova, os candidatos deverão responder 90 questões de ciências da natureza e matemática.
Para isentos e reaplicação:
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 2º dia: 18h30
Para pessoas privadas de liberdade:
- Chegada às salas: 13h15
- Início das provas: 13h30
- Término das provas 2º dia: 18h30
[tdj-leia-tambem]
Primeira reaplicação
O primeiro dia de reaplicação do Enem 2021 aconteceu no domingo passado (9). Nesta ocasião, os candidatos precisaram responder 90 questões de linguagens e ciências humanas, além da redação, que teve como tema “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apenas cerca de 33,2% dos 340.659 inscritos compareceram aos locais de prova.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		