Crianças brincando com bambolê
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Os alunos da EMEB Professora Maria Lucia Massarente Klinke, no Jardim Tulipas têm aproveitado as aulas com metodologia que usa brincadeiras e movimento. Com uma aula divertida, as crianças se exercitam, brincam e aprendem, tudo junto. Essas atividades já são rotina dos estudantes, e também complementaram a Semana do Brincar, em Jundiaí, que é comemorada de 22 a 30 de maio.

A coordenadora pedagógica, Jaqueline Moura explica que as brincadeiras fazem parte da rotina da escola durante todo o ano letivo. O projeto institucional desenvolvido pela escola é o “Brincar de Quê?”, uma maneira de promover a interação entre escola, família e alunos. “Nada melhor do que aprender a partir do que gostamos e o que a criança mais gosta de fazer? De brincar, que é a principal linguagem da criança. Por meio dessa atividade a criança se desenvolve, experimenta, pesquisa, investiga e aprende”, explica a educadora. 

Demais escolas da rede municipal de ensino também promovem atividades lúdicas durante todo o ano e nesta semana, as brincadeiras foram ainda mais intensificadas, tanto para os alunos que estão em aulas presenciais como para os grupos que seguem em sistema remoto. 

“A brincadeira é levada a sério, tanto que o desemparedamento da infância preconiza as atividades ao ar livre, que estimulam muito essa atividade. Nesta semana, em especial, lembramos a importância do brincar para o desenvolvimento cognitivo, físico, emocional e social das crianças”, afirma a diretora da Educação Infantil da Unidade de Gestão de Educação, Thaís Nonô. 

[tdj-leia-tambem]