Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos
Escola de Jundiaí cola frases no chão e na parede para incentivar alunos

Os educadores da Escola La Fontaine, de Jundiaí, tiveram uma ideia inspiradora para incentivar os alunos durante a semana de provas: eles colaram adesivos com frases pelo chão da escola, com frases que visam inspirar os alunos e mostrar que são capazes.

“Nós quisemos mostrar que eles têm capacidade. Esses alunos não imaginam ainda, mas eles vão longe. Nós queremos plantar uma semente para que eles se valorizem, para que eles saibam que podem realizar tudo aquilo que eles mais querem”, conta a coordenadora do Fundamental I, Maria de Lurdes Quinelato.

A iniciativa alcançou todos os alunos da escola: dos menores até o Ensino Médio. De acordo com a coordenadora, muitos alunos relataram que se sentiram mais confiantees durante a prova após as mensagens. “Eles se sentiram mais incentivados a estudar, a dar o melhor deles. Mas as mensagens não são só para a prova, são para a vida”, continua Maria de Lurdes.

Pelo chão, os alunos puderam ler frases como ‘faça seu melhor’, ‘você é incrível’ e ‘você pode muito mais’, dentre muitas outras, espalhadas por todo  o prédio escolar.

E o incentivo também foi muito válido para a pequena Sophia Vansan, de 8 anos. Além dos adesivos no chão, os alunos da sua sala foram surpreendidos com bilhetinhos colados na prova pela professsora de matemática. “Senti alegria quando vi”, relata a pequena, afirmando que se sentiu mais confiante para a prova.

Pequena Sophia colou adesivo de post-it que a professora colocou em sua prova no caderno. “Senti alegria quando vi”, disse ela (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

Além disso, a escola também promoveu um trabalho mútuo entre alunos do fundamental e médio. Os pequenos recortaram rostos de pessoas que encontraram em revistas e os maiores escreveram frases de incentivo em balões, como se tivessem sido ditas por essas pessoas. Todos os rostos e frases foram colados pelas paredes da escola, para incentivar ainda mais os que passam por ali.

Pelos murais, também figuram frases sobre o que é ser gentil, solidário e humilde. Os alunos também pintaram desenhos como se fossem eles mesmos e escreveram, logo abaixo, tudo aquilo que eles têm de melhor, como forma de reconhecerem as próprias qualidades. “Sou verdadeiro”, diz desenho do aluno Pietro. Já a aluna Gabriela se considera “autêntica”, como escreveu em seu desenho.

Pietro e Gabriela escrevem sobre aquilo que mais gostam em si mesmos: “Eu sou verdadeiro” e “Sou autêntica” foram as qualidades escolhidas (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

 

Um mural também conta com frases sobre o que é ser humilde, gentil e solidário: “Ser humilde é ser modesto”, diz mensagem (Foto: Tribuna de Jundiaí/Letícia Rodrigues)

O projeto

As frases de incentivo fazem parte de um projeto pedagógico que está sendo realizado pela escola desde o início do ano. Os alunos de todas as séries estão trabalhando, dentro de todas as disciplinas, o livro ‘Empreendedorismo e Projeto de Vida’, que visa abordar diversas competências para além do conteúdo curricular em sala de aula.

O livro é separado em três módulos: ‘Descobrindo a si mesmo’, ‘Aprendendo sobre os trabalhos e as profissões’ e ‘Descobrindo a vida financeira’. Cada assunto é dividido em textos, fábulas, jogos e imagens, tudo de forma lúdica. Todo o livro é didivido entre os professores, de forma que todas as disciplinas trabalhem os assuntos em sala de aula.

Para colocar em prática o módulo de educação financeira, a escola fez uma poupança para as crianças do quarto ano. Com a quantia que os alunos guardam, eles vão para a KidZânia, a Cidade das Profissões, que fica em São Paulo.

“Nesse lugar eles vão ‘trabalhar e receber’, podendo gastar nas atividades dentro do passeios. É uma forma de educar essas crianças financeiramente, fazer eles se questionarem: ‘Será que preciso gastar toda a mesada que recebo? Como eu posso guardar um pouco?’. É também uma forma de mostrar a diferença entre consumo e consumismo”, continua Maria de Lurdes.

Para ela, o papel da escola vai além de educar e deve também servir como um espaço em que se forma cidadãos conscientes. “Durante o livro nós trabalhamos o amor, a honestidade, a cooperação, a simplicada, a paz… Enfim, uma série de conceitos que vamos desenvolvendo em todos os alunos. Precisamos fazer com que as crianças se acostumem com essas palavras e coloquem esses conceitos cada vez mais em prática. Esse é o nosso objetivo”, finaliza a coordenadora.