Estudante de Jundiaí entre as 3 melhores do mundo em Olimpíada de Astronomia
Estudante de Jundiaí entre as 3 melhores do mundo em Olimpíada de Astronomia

O Brasil conquistou três medalhas de bronze e duas menções honrosas na 13ª Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica, realizada na cidade de Keszthely, na Hungria. Competição teve 254 participantes de 47 países, que realizaram provas teóricas e práticas de análises de dados. 

Uma das três medalhas de bronze foi da jundiaiense Giovanna Girotto, de 16 anos, que foi selecionada entre 100 mil estudantes do Brasil para representar o país, no dia 10 de agosto. 

Giovanna, junto com outros quatro participantes selecionados, recebeu treinamento de astrônomos brasileiros em Vinhedo (SP), com oficinas de atividades e observação do céu noturno, com e sem instrumento, resolução de exercícios, realização de provas simuladas, construção e lançamentos de foguetes de garrafa PET. 

[tdj-leia-tambem]

Mas esta não é a primeira medalha da jundiaiense, que já participou de várias olimpíadas de Física, onde conquistou medalhas de ouro, prata e bronze. De acordo com a jovem em entrevista ao programa ‘Como Será’, da Sandra Annenberg, exibido no último sábado (24), ela se interessou pela astronomia em 2016 e desde então estuda o tema.