
No dia 21 de janeiro, a Prefeitura de Jundiaí e a Fundação Escola TVTEC inauguram o Galpão Criativo – Espaço Maker TVTEC. Com mais de 630 m², o espaço reunirá dezenas de profissionais de diferentes segmentos da geração de renda, com foco em economia criativa.
Dentro do Galpão Criativo haverão dezenas de profissionais que atuam nas áreas da moda, arte, artesanato, brechó, cosméticos e empresários do setor gastronômico e cultural. Todos os profissionais mostrarão seus trabalhos e mergulharão em novas experiências dentro da economia criativa.
“Vamos inaugurar o Galpão Criativo contemplando o quarto pilar, que é a economia criativa, cadeia retroalimentar com o propósito de oferecer oficinas, produção e geração de renda. Será um espaço de ocupação para quem deseja criar, imaginar, colocar em prática suas ideias e talentos”, lembra Mônica Gropelo, superintendente da Fundação Escola TVTEC Jundiaí.
‘Tô Dentro’
A inauguração do Galpão Criativo será marcado com a feira “Tô Dentro”, reunindo quase 100 empresas cadastradas. Espere encontrar profissionais como expositores de economia criativa, de serviços e de alimentação. O evento acontecerá no dia 21 de janeiro, das 10h às 19h, com entrada gratuita.
O Coletivo #Preta Eu será um dos participantes. Criado em 2016, o coletivo busca empoderamento por meio da cultura e beleza da mulher preta. Durante a feira, as integrantes mostrarão o trabalho realizado dia a dia com exposições e intervenções culturais. Um dos projetos são oficinas de turbantação e de bonecas Abayomi (bonecas negras criada para as crianças, jovens, adultos na época da escravidão).
[tdj-leia-tambem]
“Esperamos incentivar, empoderar o público presente na feira, mostrar a potência do nosso trabalho e das nossas parceiras ao ter uma oportunidade e quem sabe fazer novos parceiros para essa jornada”, diz a administradora jurídica do coletivo, Mariana Costa.
Há 18 anos na área de artesanato, Débora Cristina Izzo Forner também fará parte do encontro no dia 21. O foco será criação e produção de colares e brincos em massa cerâmica. “A feira será uma oportunidade para divulgar meu trabalho e conhecer outras pessoas, troca de experiências profissionais e ampliar minha rede de contatos.”

Mônica Gropelo lembra das oportunidades da fundação TVTEC. O projeto da Prefeitura de Jundiaí tem unido escola de cursos rápidos, conteúdos com nova linguagem e a conexão por meio da Rede de Inovadores. Agora, a economia criativa tem o objetivo de juntar todas as ideias, criatividade e os talentos de quem produz ou tem vontade de produzir e gerar renda.
Para mais informações acesse o instagram: @galpaocriativojundiai