Foto de pessoas em portaria de colégio
Inscrições para o Enem 2020 começam nesta segunda-feira, 11 de maio (Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começam nesta segunda-feira (11) e vão até o dia 22 de maio. Os alunos podem se inscrever pelo site oficial do Enem na internet.

Neste ano, o Enem terá duas modalidades de provas: as impressas, com aplicação prevista para os dias 1º e 8 de novembro; e as digitais, para os dias 22 e 29 de novembro.

O participante que optar por fazer o Enem impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.

A estrutura dos dois exames será a mesma. Serão aplicadas quatro provas objetivas, composta por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa.

Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma língua estrangeira obrigatória: inglês ou espanhol.

Nesta edição, será obrigatória também a inclusão de uma foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. A taxa de inscrição é de R$ 85 e deverá ser paga até 28 de maio.

[tdj-leia-tambem]

Isenção de taxa

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), todos os participantes que se enquadrarem nos perfis especificados nos editais, mesmo sem o pedido formal, terão isenção da taxa.

A regra vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, inclusive, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias da avalição e não justificaram a ausência.

Portanto, os candidatos que terão isenção na taxa de inscrição são:

  • Participantes que estejam cursando a última série do ensino médio este ano, em qualquer modalidade de ensino, em escola da rede publicada declarada ao Censo da Educação Básica;
  • Estudantes que fizeram todo o Ensino Médio em escolas da rede pública ou como bolsistas integrais na rede privada e tenham renda per capita familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio;
  • Participantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica, que esteja inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para saber mais detalhes sobre a taxa de inscrição, clique aqui!

Acessibilidade

Os participantes que necessitam de atendimento especializado (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) devem solicitar atendimento entre os dias 11 e 22 de maio. Os resultados serão divulgados no dia 29.

Já os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho.

Com informações Agência Brasil.