
Os estudantes que ainda não estão matriculados no ensino superior têm até hoje (3) para se inscrever para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). As vagas disponíveis são as que não foram preenchidas no processo seletivo regular. Ou seja, por alunos que desistiram ou não entregaram toda a documentação necessária para contratar o programa.
A princípio, essa etapa disponibiliza 50 mil vagas em mais de 4 mil cursos de 881 instituições privadas de educação em todo o Brasil. O processo dessas vagas é diferente da regular. Neste caso, a seleção é realizada a partir da ordem de conclusão das inscrições.
Por isso, os candidatos são aconselhados a revisar as informações da inscrição. No caso de alterações de algum dado na inscrição já concluída, a candidatura terá que ser cancelada e refeita. Sendo assim, a vaga selecionada na primeira inscrição poderá ser preenchida por outra pessoa.
Critérios de inscrição
Para se candidatar a uma das vagas remanescentes do Fies, é preciso ter participado de pelo menos uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010. Além disso, o candidato precisa ter feito pelo menos 450 pontos na média das cinco provas e não ter zerado a redação.
O interessado também precisa ter a renda bruta de até três salários mínimos mensais por pessoa da família.
Os alunos que já possuem bolsa parcial de 50% pelo Prouni e quer financiar a outra metade também pode recorrer às vagas remanescentes. Assim como os estudantes que já estão matriculados em instituição de ensino superior e desejam obter o financiamento, o prazo é estendido para até o dia 27 de novembro.
Todas as inscrições são realizadas pela internet, através da página do Fies.
Validação da candidatura
Depois da conclusão da inscrição, o candidato terá dois dias para validar as informações diretamente na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição escolhida. Essa documentação pode ser entregue em formato digital, se a instituição aceitar.
Após a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI), emitita pela CPSA, o aluno terá 10 dias contados a partir do terceiro dia útil, para entregar toda a documentação exigida. Dessa forma, poderão ser concluídos os processos de validação de informações e contratação com o banco.
Informações são da Agência Brasil.
 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		