
No Dia das Crianças, o Instituto CCR e CCR AutoBAn, por meio do programa Caminhos para a Cidadania, propõem algumas brincadeiras que podem divertir e instruir as crianças. Os conteúdos serão trabalhados nos próximos dias, pelos educadores que atuam no programa, estimulando seus alunos. Entretanto, qualquer pessoa pode acessar o site em que estão disponibilizados.
Além de compartilhar conteúdos interessantes sobre a história do Dia das Crianças e como a data é celebrada em outros países, o site do programa compartilha sugestões de brincadeiras que podem ser realizadas em casa. Essas atividades também têm como objetivo estimular a criatividade e aguçar a curiosidade das crianças em relação às brincadeiras da infância dos pais e responsáveis. Assim, estes terão a chance de voltar no tempo, recriando brinquedos de sua época.
O site também traz dicas sobre como confeccionar brinquedos com materiais recicláveis como Vai e Vem e Pebolim. Além de trazer diversão, essas atividades ajudam a intensificar os vínculos entre pais, responsáveis e filhos. Ariane Teles, responsável pelo Caminhos para a Cidadania, afirma que “nesse período de distanciamento social, em que as crianças acabam por não brincar com os amigos, a interação com os pais é fundamental e as brincadeiras propostas pelo programa são uma ótima maneira de fazer isso”.
Caminhos para a Cidadania
O programa é uma ação socioeducacional para alunos da rede pública de ensino que leva os temas segurança no trânsito, cidadania, mobilidade urbana e meio ambiente a escolas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. Até 2019, foi voltado a 4º e 5º anos e, em 2020, estendeu suas atividades aos alunos de 1º a 3º, a pedido das escolas.
Assim, em 2019, iniciou-se o uso de uma plataforma para a realização do curso livre EAD a professores, coordenadores municipais e pedagógicos. Em 2020, o programa tornou-se totalmente digital, inclusive para os alunos. Os conteúdos são voltados aos municípios adeptos ao programa. Além disso, o site conta com várias outras atividades, jogos e dicas disponíveis ao público geral. O site é o www.caminhosparaacidadania.
No Sistema Anhanguera-Bandeirantes, o Programa é desenvolvido em aproximadamente 200 escolas e mobiliza cerca de 40 mil alunos em 13 cidades que estão sob influência do Sistema Anhanguera-Bandeirantes: Americana, Caieiras, Cajamar, Cordeirópolis, Franco da Rocha, Francisco Morato, Hortolândia, Limeira, Louveira, Monte Mor, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste e Vinhedo.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		