Olimpíada Estudantil Astra de Matemática
Foto: Astra

Estão abertas as inscrições para a 27ª edição da Olimpíada Estudantil Astra de Matemática. A iniciativa é da empresa Astra, fabricantes de produtos para o mercado da construção civil, da Diretoria de Ensino da Região de Jundiaí e do Instituto Oliva. O projeto, destinado a alunos da nona série do ensino fundamental de Jundiaí e região, tem como objetivo estimular o ensino e o estudo da disciplina. Além disso, promove incentivo do entrosamento entre as escolas e docentes da região e desenvolve talentos profissionais.

“Lá atrás, quando este projeto começou, idealizado pelo meu avô, Francisco Oliva, talvez ele não imaginasse a dimensão que as olimpíadas alcançariam e o quanto elas se tornariam importantes na vida de tantas pessoas”, afirma Ana Oliva Bologna, presidente do conselho da Astra. “Mas eu não tenho dúvida de que esse era o propósito dele, desde o início: dar oportunidades, estimular a meritocracia, valorizar o estudo, a dedicação, o esforço.”

As provas da Olimpíada de Matemática

As provas acontecerão em duas etapas. A primeira contará com todos os estudantes das escolas inscritas, no dia 16 de junho, em cada uma das escolas participantes. Os dois primeiros colocados de cada instituição de ensino participante se classificam para a segunda etapa.

A segunda etapa acontece no dia 6 de outubro, no clube de campo da Astra (Av. Luiz Gonzaga Martins Guimarães, 636 – Jardim Campos Elísios, Jundiaí – SP).

As inscrições dos alunos na etapa inicial são feitas exclusivamente pelas próprias escolas junto à Astra, até o dia 28 de abril. Para mais informações e detalhes sobre o regulamento, os interessados devem acessar o site https://astra-sa.com/olimpiada-de-matematica.asp.

[tdj-leia-tambem]

A primeira etapa conta com uma prova com conteúdo desenvolvido pelo Coordenador Pedagógico da Diretoria de Ensino e um profissional indicado pela Astra. Enquanto isso, os próprios colégios realizam a correção dos exames. Já na fase seguinte, os estudantes com as melhores notas são submetidos a uma segunda avaliação dissertativa.

Os dois alunos com as melhores notas da rede particular e os dois primeiros colocados da rede pública ganham um notebook e uma impressora multifuncional. As escolas desses estudantes também recebem um computador e uma impressora. Os estudantes classificados do 3º ao 10º, são premiados com um tablet. Todos os participantes da segunda fase recebem um certificado de participação e podem participar do processo seletivo da Astra e de empresas parceiras.

Histórico de sucesso

A Olimpíada Estudantil Astra de Matemática acontece desde 1996 e, a cada ano, recebe cerca de R$ 60 mil em investimentos para sua execução. De acordo com a empresa, o concurso já reuniu 201.030 participantes de escolas da rede pública e privada. Somente na última edição, em 2022, foram 9.910 participantes de 117 escolas.