
Um grupo de alunas da Escola Cristã de Jundiaí trouxe para casa seis medalhas conquistadas na 26ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA). A OBA é um evento nacional que tem como objetivo estimular o interesse dos estudantes pela Astronomia e pela ciência em geral.
A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma competição aberta aos alunos de todas as séries do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e todas as séries do Ensino Médio. As provas são constituídas de 7 questões de astronomia e 3 de astronáutica.
As meninas de Jundiaí superaram o recorde do ano passado. Ao todo, elas conseguiram duas medalhas de ouro e quatro medalhas de prata. As vencedoras participaram do nível 3, para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
A estudante Marinah Gebran Arigheto representou o 7° ano e ganhou a medalha de prata. Além disso, se destacaram as alunas do 8º ano, Marcela Vieira Matiazzi e Maria Vitória de Castro, com prat; e Ana Luiza Gasparetto e Daniela Garcia Massagardi, ambas com ouro.
Conhecimento e conquista
As medalhistas são alunas da professora Maísa Lopes e realizaram a prova OBA no dia 19 de maio deste ano. De acordo com a docente, as meninas tiveram apoio de recursos como vídeos e simulados em ambiente virtual.
Para a coordenadora pedagógica Maricelma Martins Silva, mais do que medalhas, as olimpíadas científicas proporcionam aos estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, técnicas e conhecimento. “De forma geral, essas competições têm estimulado muitos estudantes a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Fomentar os estudantes a participar desse tipo de atividade pode ser uma forma de contribuir com a escolha de qual trajetória irão seguir”, explica.
A professora Maísa Lopes destaca que iniciativas como a OBA permitem que os estudantes apliquem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Obter bons resultados pode abrir portas para oportunidades acadêmicas, como bolsas de iniciação científica, credencial para olimpíadas internacionais e eventos do segmento, bem como para seguir carreira nas áreas de ciências, tecnologias e engenharias, por exemplo”, finaliza.
[tdj-leia-tambem]